DIRETRIZES PARA AUTORES

1 ESCOPO E POLÍTICA

 A Revista Funec Científica – Multidisciplinar é de livre acesso e é publicada em formato eletrônico favorecendo maior divulgação e leitura por toda a comunidade, com periodicidade semestral, e tem por objetivo difundir informações técnicas e produção científica nas diferentes áreas do conhecimento.

Publica artigos inéditos (nacional e internacionalmente) e originais, com as mais diversas abordagens teóricas e metodológicas. Será priorizado textos que contribuam para a inovação metodológica, teórica e tecnológica.

A Revista Funec Científica - Multidisciplinar recebe textos nas seguintes modalidades:

a) Artigos Originais;

b) Artigos de Revisão: revisão sistemática com ou sem metanálise, e revisão integrativa. Revisões narrativas apenas serão aceitas se motivadas por temáticas inovadoras ou emergentes a critério do corpo editorial;

c) Relatos de caso clínico;

d) Relatos de experiência;

e) Resenhas;

f) Ensaios;

g) Artigos de reflexão.

 2 AVALIAÇÃO DOS MANUSCRITOS

Todos os manuscritos passam por avaliação prévia realizada pelo conselho editorial, onde verifica-se o atendimento aos requisitos formais de submissão, sua adequação à política editorial e seu potencial para publicação.

Se adequado, é realizada a verificação de similaridade e plágio por meio do software antiplágio iThenticate.

Se aprovados, os textos são encaminhados aos pareceristas ad hoc. O processo de avaliação ocorre de forma duplo-cego (double blind peer review).

Recebidos os pareceres, estes são encaminhados para o autor do texto para que façam as modificações sugeridas e reencaminhem para a revista para que seja novamente avaliado em função das alterações realizadas, ou tomem ciência no caso de recusa ou aceite.

Excepcionalmente, poderá haver convites para publicação, que serão formulados exclusivamente pela editoria da Revista.

3 SUBMISSÃO DE MANUSCRITOS

3.1 Orientações gerais

 Artigos que envolvem pesquisa com seres humanos ou animais, nas áreas da saúde e biológicas, devem obedecer aos padrões éticos exigidos pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa/Conselho Nacional de Saúde/Ministério da Saúde (CONEP/CNS/MS). As pesquisas que envolvem seres humanos devem atender às normas da Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde – CNS. Já os artigos que envolvem pesquisas com seres humanos nas áreas de Ciências Humanas e Ciências Sociais devem obedecer aos padrões éticos exigidos pela resolução 510/2016 Conselho Nacional de Saúde.

As opiniões emitidas e a integridade do conteúdo dos artigos são de absoluta responsabilidade de seus autores.

Para iniciar o processo de submissão, todos os autores deverão cadastrar-se previamente no sistema ORCID (Open Researcher and Contributor ID - https://orcid.org/signin).

Solicita-se que os autores informem à Revista qualquer financiamento ou benefícios recebidos de fontes comerciais ou não comerciais, e que declarem não haver conflito de interesses que comprometa o trabalho apresentado, nos campos específicos do sistema on-line.

 4 FORMA DE APRESENTAÇÃO

a) O texto deve ser digitado em Word (arquivos do tipo doc);

b) Fonte Times New Roman, tamanho 12, alinhamento justificado, com espaçamento 1,5 e numeração progressiva dos itens e subitens;

c) O manuscrito deve conter no máximo 20 laudas, incluindo ilustrações, tabelas, referências, anexos e apêndices;

d) As notas explicativas devem ser feitas com a numeração única e consecutiva em algarismos arábicos, conforme ABNT/NBR6022 de 2018;

e) As tabelas devem ser numeradas em algarismos arábicos e encabeçadas pelo título, de acordo com as normas de apresentação tabular do IBGE;

f) As ilustrações (fotografias, gráficos, desenhos, mapas, etc.) devem ser numeradas consecutivamente com algarismos arábicos, citadas como figuras, de acordo com as normas da ABNT/NBR 14724 de 2011;

g) As citações no texto devem estar de acordo com a ABNT/NBR 10520 de 2002;

h) As referências devem estar de acordo com a ABNT/NBR 6023 de 2018;

i) O resumo deve conter de 100 a 250 palavras, deve ressaltar o objetivo, o método, os resultados e as conclusões. As palavras-chave devem ocorrer logo abaixo do resumo, antecedidas da expressão “Palavras-chave”, separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto;

j) Em caso de figuras e tabelas importadas de outros programas, deve-se enviar também o arquivo de origem;

l) Serão permitidas, mediante autorização, reproduções totais ou parciais do trabalho, indicando fonte e autoria;

m) As unidades e medidas devem obedecer ao sistema internacional e a nomenclatura científica, e devem ser citadas de acordo com os códigos internacionais de cada área, com os nomes científicos sempre em itálico.

5 ESTRUTURA DO MANUSCRITO

 ARTIGOS ORIGINAIS – destinam-se à publicação de resultados inéditos de pesquisa. O texto deve ser estruturado em:

- Título

- Título em inglês

- Autor (es)

- Resumo

- Palavras-chave

- Abstract

- Keywords

- Introdução

- Materiais e Métodos ou casuística e métodos

- Resultados e discussão

- Conclusão

- Referências

- Anexo ou Apêndice (se houver)

- Agradecimentos (se houver)

 RELATOS DE CASO - destinados à publicação de casos especiais, que contribuam com algum caráter de originalidade ou contemplem um relato pouco frequente na prática clínica. O texto deve ser estruturado em:

- Título

- Título em inglês

- Autor (es)

- Resumo

- Abstract

- Keywords

- Introdução

- Descrição do caso

- Técnica ou situação (metodologia)

- Discussão

- Conclusão

- Referências

- Anexo ou Apêndice (se houver)

- Agradecimentos (se houver)

 ARTIGOS DE REVISÃO – revisão sistemática com ou sem metanálise e revisão integrativa, motivadas por temas que possuem aspectos inovadores ou emergentes. O texto deve ser estruturado em:

- Título

- Título em inglês

- Autor (es)

- Resumo

- Palavras-chave

- Abstract

- Keywords

- Introdução

- Metodologia

- Resultados da seleção

- Discussão

- Conclusão

- Referências

- Anexo ou Apêndice (se houver)

- Agradecimentos (se houver)

 ARTIGOS DE REFLEXÃO – aborda a discussão de tema relevante no contexto atual da saúde. Deve ser preferencialmente realizado mediante convite da revista. É permitido livre estruturação em sessões a critério dos autores.

  RELATOS DE EXPERIÊNCIA - descrição e análise de experiências profissionais na área de ensino, pesquisa, assistência e extensão. O texto deve ser estruturado em:

- Título

- Título em inglês

- Autor (es)

- Resumo

- Palavras-chave

- Abstract

- Keywords

- Introdução

- Metodologia e Descrição da experiência

- Discussão

- Conclusão

- Referências

- Anexo ou Apêndice (se houver)

- Agradecimentos (se houver)

 RESENHAS - síntese e análise de livro recentemente publicado. Deve conter referência completa e orientar o leitor quanto às características e usos potenciais da obra comentada. 

 

FORMA DE ENVIO

 

Os manuscritos devem ser submetidos exclusivamente pelo Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas, disponível no endereço:

http://seer.funecsantafe.edu.br/index.php?journal=rfc&page=login

 

No momento da submissão o autor precisa anexar no sistema dois arquivos no formato doc, um identificado e, outro não identificado.