POTENCIALIZAÇÃO DA ANÁLISE DOS MOTIVOS DE EVASÃO DOS ALUNOS DO INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO – CÂMPUS VOTUPORANGA POR MEIO DE BUSINESS INTELLIGENCE

Palavras-chave: Business Inteligence, Evasão de alunos, Análise de dados

Resumo

Atualmente, o Instituto Federal de São Paulo – Campus Votuporanga, por meio da Coordenadoria Sociopedagógica, busca instrumentos que facilitem o acompanhamento da evasão dos alunos dos cursos. Este trabalho apresenta contribuições ao processo de gerenciamento e de análise das informações de evasão dos alunos, proporcionando padronização na redação das justificativas de evasão, tabulação mais fácil e aperfeiçoamento dos métodos que disponibilizam essas informações para todas as coordenadorias. Essas melhorias serão aplicadas por meio de conceitos e ferramentas referentes à tecnologia de Business Intelligence, possibilitando uma análise mais acurada das informações pertinentes. Descreve também as etapas a serem seguidas para a implantação de uma solução tecnológica baseada em ferramenta de Business Intelligence, utilizando, juntamente com base de dados, planilhas eletrônicas com a intenção de contribuir com informações para tomadas de decisões. Por meio de tais conceitos e ferramentas, geraram-se gráficos e dashboards que contribuíram para a tomada de decisão da Coordenadoria Sociopedagógica.

Biografia do Autor

Wallacy Rezende Silva, Instituto Federal de São Paulo - Câmpus Votuporanga

Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Técnico em Manutenção e Suporte em Informática. Experiência em infraestrutura de redes de computadores, suporte ao usuário (Helpdesk), Programação em JAVA e Análise de dados, onde trabalhei em minha Iniciação Cientifica com o objetivo de analisar os motivos que levam os alunos a se evadirem dos cursos do IFSP (Instituto Federal de São Paulo – Câmpus Votuporanga).   http://lattes.cnpq.br/9462495050390239

Evandro de Araújo Jardini

Possui graduação em Tecnologia Em Processamento de Dados pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (1996), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Engenharia Elétrica São Carlos pela Universidade de São Paulo (2007). Possui graduação em Administração Pública pela Universidade Federal de Uberlândia. Atualmente é professor com dedicação exclusiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo campus Votuporanga e coordenador de área de informática. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Banco de Dados, atuando principalmente nos seguintes temas: Banco de Dados, Desenvolvimento de Sistemas, Business Intelligence e Gestão de TI.

Referências

ANZANELLO, C. OLAP: conceitos e utilização. Disponível em: http://www.softsystemit-ead.com.br/phocadownload/BI/Conceitos%20OLAP.pdf. Acesso em: 08 de fev. 2017.

BARBIERI, C. Business Intelligence: modelagem e tecnologia. Rio de Janeiro: Axcel Books, 2001.

DAROS, M. A. Evasão no IFSP: um convite à reflexão. Sertãozinho, I CONEPT, 2015. Disponível em: http://ocs.ifsp.edu.br/submissao/index.php/conept/i-conept/paper/viewFile/193/65. Acesso em: 12 abr. 2017

FREITAS, A. A. Pentaho BI: conhecendo a ferramenta open source BI.SQL Magazine, v.128, p.22-7, 2015. Disponível em: http://www.devmedia.com.br/pentaho-bi-conhecendo-a-ferramenta-open-source-bi/32095. Acesso em 23 de abr. de 2017.

MICROSOFT. O que é Power BI?2017. Disponível em: https://powerbi.microsoft.com/pt-br/what-is-power-bi/.Acesso em: 12 abr. 2017.

ARONSON, J. E. et al. Intelligence: um enfoque gerencial para a inteligência do negócio. São Paulo:Bookman, 2009.

VALENTIM, M. L. P. et al. O processo de inteligência competitiva em organizações. DataGramaZero -Revistade Ciência da Informação, v.3, n.4, 2003. Disponível em: http://moodle.fgv.br/cursos/centro_rec/docs/o_processo_inteligencia_competitiva.pdf . Acesso em: 08 de fev. 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. O PNE 2011-2020: metas e estratégia.

http://fne.mec.gov.br/images/pdf/notas_tecnicas_pne_2011_2020.pdf

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Resolução nº 94/2015, de 29 de setembro de 2015.https://arq.ifsp.edu.br/portal/phocadownload/cae/2017/documentos/organizacao_didatica_dos_cursos_ofertados_pelo_ifsp.pdf

PORTO, C. Facebook marketing: tudo que você precisa saber para gerar negócios na maior rede social do mundo. São Paulo: Novatec, 2014.https://books.google.com.br/books?isbn=8575224972

Publicado
2019-04-10
Como Citar
Silva, W., & de Araújo Jardini, E. (2019). POTENCIALIZAÇÃO DA ANÁLISE DOS MOTIVOS DE EVASÃO DOS ALUNOS DO INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO – CÂMPUS VOTUPORANGA POR MEIO DE BUSINESS INTELLIGENCE. REVISTA FUNEC CIENTÍFICA - MULTIDISCIPLINAR - ISSN 2318-5287, 8(10), 1-13. https://doi.org/10.24980/rfcm.v8i10.3397