ANÁLISE DA DIVERSIDADE ARBÓREA URBANA: UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL

  • Caroline Lopes da SILVA
  • Eliane Aparecida JEREMIAS
  • Hellena Maria dos Santos MIRANDA
  • Paulo Sérgio GUILHEM
  • Andreia Estela Moreira de SOUZA
Palavras-chave: Educação ambiental, Arborização urbana, Flora urbana, Metodologia de ensino

Resumo

INTRODUÇÃO: A arborização urbana esta diretamente relacionada à qualidade de vida, com funções ecológicas e sociais. No entanto, na maioria das vezes, há falta de planejamento e diversidade reduzida. OBJETIVO: O objetivo desse trabalho foi analisar a diversidade urbana de ruas e praça de Santa Fé do Sul/SP como metodologia de ensino em educação ambiental, proporcionando discussões sobre a importância da flora urbana. METODOLOGIA: O trabalho foi supervisionado por bolsistas do programa PIBID/Ciências com alunos de 3º anos do ensino médio de uma escola pública. Inicialmente foi apresentada aula teórica ilustrada ressaltando a importância da arborização urbana e técnicas de herborização. Os alunos da educação básica foram divididos em grupos e acompanhados até os pontos de coletas em oito ruas e uma praça próxima a escola. Os grupos analisaram a diversidade e coletaram amostras de vegetais para herborização e identificação. RESULTADO: Nas ruas observou-se que 87% das árvores foram Oiti, Licania tomentosa, com pouca biodiversidade de espécies (10 espécies diferentes encontradas). Já na praça a diversidade foi maior sendo encontradas 12 espécies arbóreas diferentes, mas com menor número de Oitis. A redução de diversidade de plantas pode ocasionar maior proliferação de agentes fitopatológicos na vegetação. CONCLUSÃO: As discussões e relatos dos alunos deixaram evidente a importância da diversidade urbana com utilização de plantas nativas da região, com o intuito de tentar amenizar a perda das características do bioma cerrado. A metodologia aqui utilizada auxiliou no desenvolvimento de uma consciência ambiental, perceptível pelos relatos obtidos, sendo o aluno participante ativo do processo de ensino e aprendizagem.

Publicado
2018-05-22
Como Citar
Lopes da SILVA, C., JEREMIAS, E. A., dos Santos MIRANDA, H. M., GUILHEM, P. S., & Moreira de SOUZA, A. E. (2018). ANÁLISE DA DIVERSIDADE ARBÓREA URBANA: UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL. ANAIS DO FÓRUM DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO UNIFUNEC, 8(8). Recuperado de https://seer.funecsantafe.edu.br/index.php?journal=forum&page=article&op=view&path[]=3167