SISTEMA DE JOGO DE AUXÍLIO AO ENSINO DE LIBRAS

  • Marcos Cesar CAMARGO JUNIOR Centro Universitário Unifunec - Santa Fé do Sul -SP
  • Romário Pires DIAS Centro Universitário Unifunec - Santa Fé do Sul -SP
  • Higor Jose Rodrigues MICHELOTTI Centro Universitário Unifunec - Santa Fé do Sul -SP
  • Ronaldo Pires DIAS Centro Universitário Unifunec - Santa Fé do Sul -SP
  • Marcos Antônio ESTREMOTE Centro Universitário Unifunec - Santa Fé do Sul -SP
Palavras-chave: Libras, Jogo, Interatividade, Ensino

Resumo

INTRODUÇÃO: A surdez atinge milhões de pessoas no Brasil, podendo ser tanto adquirida
quanto hereditária. As crianças com deficiência sofrem com vários desafios, principalmente
na educação, tendo estrema necessidade de uma educação bilíngue para interagir socialmente.
Desde então, a comunidade surda brasileira vem buscando métodos, por meio da tecnologia,
para melhorar a comunicação entres as pessoas. OBJETIVO: O projeto "PratiqueLIBRAS" é
um sistema de jogo, que tem como objetivo auxiliar os professores nas salas de aula no ensino
de crianças com surdez, mas também, podendo ser utilizado por qualquer pessoa com
necessidade de aprender libras. A proposta do jogo é fazer com que o professor use a
aplicação como uma ferramenta de ensino, fazendo os alunos praticarem, de uma forma mais
interativa, a Libras, por meio de imagens, textos e animações. METODOLOGIA: Este
trabalho foi desenvolvido por meio de pesquisas em sites especializados sobre as
características da Língua Brasileira de Sinais e suas formas de representação dos sinais. Para o
desenvolvimento do jogo foi utilizado ferramentas de desenvolvimento como o NetBeans,
usando a linguagem de programação Java e para a modelagem dos dados foi usado o banco de
dados MySQL. RESULTADO: A partir dos estudos realizados começou o desenvolvimento
de uma primeira versão do jogo, que no momento o jogo funciona totalmente off-line, sendo
uma versão beta que consta com três tipos de jogos, todos com níveis de dificuldade sendo
eles o jogo de Memória, o de Adivinhação e o da vida. CONCLUSÃO: O "PratiqueLIBRAS"
vem para ser uma ferramenta gratuita, de código aberto e sem fins lucrativos, desenvolvida
para melhorar o aprendizado do público em questão. Das várias formas de ensinar as crianças,
destaca-se uma maneira descontraída e funcional, trazendo o estudo e o processo de
memorização na prática de Libras para um ambiente interativo e visualmente convidativo.

Publicado
2018-05-24
Como Citar
CAMARGO JUNIOR, M. C., Pires DIAS, R., Rodrigues MICHELOTTI, H. J., Pires DIAS, R., & ESTREMOTE, M. A. (2018). SISTEMA DE JOGO DE AUXÍLIO AO ENSINO DE LIBRAS. ANAIS DO FÓRUM DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO UNIFUNEC, 8(8). Recuperado de https://seer.funecsantafe.edu.br/index.php?journal=forum&page=article&op=view&path[]=3153
Seção
CIÊNCIAS EXATAS, TECNOLÓGICAS E DA TERRA