IMPLANTAÇÃO DE UMA HORTA MEDICINAL PARA USO DA COMUNIDADE ESCOLAR: UMA AÇÃO DO PIBID CIÊNCIAS

  • Paulo Sérgio GUILHEM
  • Maíara Luzia Grigoli OLIVIO
  • Jessico FERREIRA
  • Graciele Cristina da SILVA
  • Eduardo Vinicius André ARAUJO
  • Andreia Estela Moreira de SOUZA
Palavras-chave: Plantas medicinais, Horta escolar, Educação ambiental

Resumo

INTRODUÇÃO: Plantas medicinais são vegetais que possuem substâncias que podem ser utilizadas com finalidade terapêutica no tratamento ou na prevenção de doenças. A implantação de programas que promovam o uso dessas plantas são incentivados nos países em desenvolvimento pela Organização Mundial da Saúde, como estratégia para prevenção de doenças e melhoria da qualidade de vida. OBJETIVO: O objetivo do presente trabalho foi implantar uma horta medicinal escolar, que possa atuar como um laboratório vivo e servir de espaço para estudos de educação ambiental. METODOLOGIA: Para isso, os bolsistas do programa PIBID supervisionaram alunos no 3ª ano de ensino médio na implantação de horta medicinal com 16 espécies diferentes de plantas. Em sala de aula, foi aplicado um pré-teste com questões objetivas acerca do conhecimento prévio a respeito das plantas medicinais. Seguiu-se aula expositiva preparada e ministrada pelos bolsistas PIBID supervisionados pelo professor da educação básica, explanando os princípios ativos e a interfase entre doses terapêuticas e tóxicas. Os alunos foram, então, monitorados na elaboração de um panfleto informativo sobre as propriedades terapêuticas e tóxicas das plantas da horta escolar. Realizou-se preparo e degustação de chás e aplicação de questionário pós-teste. RESULTADO: Pela comparação dos resultados dos pré-testes e pós-testes observou-se que houve aumento do conhecimento em relação ao uso das plantas medicinais. CONCLUSÃO: Conclui-se que a participação efetiva do aluno na construção do processo de ensino e aprendizagem, pela aproximação do objeto de estudo ao cotidiano e pela vinculação da teoria à prática, colabora para a fixação dos conteúdos ministrados, sendo alternativa ao ensino tradicional.

Publicado
2018-05-21
Como Citar
GUILHEM, P. S., Grigoli OLIVIO, M. L., FERREIRA, J., da SILVA, G. C., André ARAUJO, E. V., & Moreira de SOUZA, A. E. (2018). IMPLANTAÇÃO DE UMA HORTA MEDICINAL PARA USO DA COMUNIDADE ESCOLAR: UMA AÇÃO DO PIBID CIÊNCIAS. ANAIS DO FÓRUM DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO UNIFUNEC, 8(8). Recuperado de https://seer.funecsantafe.edu.br/index.php?journal=forum&page=article&op=view&path[]=3115