PROCESSO DE INOVAÇÃO EM PEQUENOS EMPREENDIMENTOS FAMILIARES COMO FORMA DE ESTRATÉGIA COMPETITIVA: UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA J. CAMAR UVAS FINAS DE MESA DE SANTA RITA D'OESTE/SP

  • Daniela Oliveira OSA Centro Universitário de Santa Fé do Sul - Unifunec
  • Juliane da Silveira HIDALGO Centro Universitário de Santa Fé do Sul - Unifunec
  • Ane Kelly Aparecida dos SANTOS Centro Universitário de Santa Fé do Sul - Unifunec
Palavras-chave: Inovação. Gestão. Empreendedorismo., Inovação, Gestão, Empreendedorismo

Resumo

INTRODUÇÃO: A ampla variedade de um mesmo produto e serviços evidenciaram para as
organizações a necessidade de inovar para se sobressair frente aos concorrentes. Deste modo,
diante das inovações e variedades de produtos e serviços mercadológicos que as Micro e
Pequenas Empresas (MPEs) vêm desenvolvendo na economia, tornando-as potencialmente
mais ágeis em proporcionar a satisfação dos clientes, identificou-se a necessidade de
pesquisar e avaliar o processo de inovação atribuído como estratégia competitiva no pequeno
empreendimento familiar J. Camar Uvas Finas de Mesas, localizado em um município do
interior do estado de São Paulo. OBJETIVO: O estudo tem como objetivo analisar as
estratégias do processo de gestão utilizado, constatando a eficiência da inovação implantada
ao empreendimento e identificando quais as vantagens da empresa familiar quando esta aplica
um processo inovador ao seu modelo de gestão. METODOLOGIA: Assim, utilizou-se como
metodologia da pesquisa a revisão bibliográfica e a pesquisa de campo aplicada ao estudo de
caso, visando compreender a gestão do negócio através da coleta de dados, com a aplicação
de questionários estruturados aos clientes e familiares responsáveis pela administração do
negócio. RESULTADO: Este levantamento permite identificar as vantagens do
empreendimento familiar em desenvolver o processo de inovação, tornando a produção mais
qualificada em função do desenvolvimento do turismo rural, colocando em evidência a
importância dessa estratégia competitiva conforme aplicada no projeto J. Camar.
CONCLUSÃO: Portanto, o novo modelo de gestão proporciona maior valor agregado ao
produto utilizando de serviços diferenciados e inovadores, além de provocar uma expressiva
vantagem competitiva, mostrando que o empreendedorismo gera um crescimento vantajoso
quando comparado à essência desenvolvida no sistema de vendas comum.

Publicado
2018-05-21
Como Citar
Oliveira OSA, D., da Silveira HIDALGO, J., & Aparecida dos SANTOS, A. K. (2018). PROCESSO DE INOVAÇÃO EM PEQUENOS EMPREENDIMENTOS FAMILIARES COMO FORMA DE ESTRATÉGIA COMPETITIVA: UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA J. CAMAR UVAS FINAS DE MESA DE SANTA RITA D’OESTE/SP. ANAIS DO FÓRUM DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO UNIFUNEC, 8(8). Recuperado de https://seer.funecsantafe.edu.br/index.php?journal=forum&page=article&op=view&path[]=3114