PLANO DE NEGÓCIOS PARA A IDENTIFICAÇÃO DA VIABILIDADE DE UMA CASA DE BOLOS E DOCES

  • Eunice Franco Leonel PEREIRA Centro Universitário de Santa Fé do Sul - Unifunec
  • Márcia Andrea de Melo BIO Centro Universitário de Santa Fé do Sul - Unifunec
Palavras-chave: Plano de negócios, Viabilidade, Casa de bolos

Resumo

INTRODUÇÃO: O plano de negócios é uma ferramenta importante e fundamental para o
processo empreendedor e para o planejamento e desenvolvimento das organizações, é muito
utilizado na busca de recursos financeiros para a realização do negócio. Através dele é
possível realizar um planejamento adequado, minimizando falhas e aumentando as chances do
negócio se tornar um sucesso. OBJETIVO: Este plano de negócios foi desenvolvido com o
objetivo de buscar e analisar informações e dados de mercado, visando identificar a
viabilidade de uma casa de bolos e doces e, com isso, buscar os recursos financeiros
necessários para a concretização do negócio. METODOLOGIA: Para desenvolver este plano
foi realizada uma pesquisa de mercado, buscando identificar o público alvo, os concorrentes,
os custos de mercadorias, de mão de obra, máquinas, equipamentos, móveis, utensílios, todo
material necessário e informações junto aos órgãos competentes para a realização e
funcionamento do negócio. RESULTADO: Através da análise SWOT, foram identificados
pontos fortes e fracos do negócio, oportunidades e ameaças do mercado, bem como a
burocracia e as exigências dos órgãos competentes para a abertura da empresa, Contador,
Vigilância Sanitária e Corpo de Bombeiros, pesquisa essencial para a elaboração do plano e
identificação da viabilidade do negócio. CONCLUSÃO: Payback e a TIR (taxa interna de
retorno) são indicadores importantíssimos para a tomada de decisão, a viabilidade foi
analisada através desses indicadores. O Payback apontou um resultado aproximado de seis
anos para a recuperação do investimento inicial, demonstrando que na estrutura apresentada, o
negócio é inviável, pois é um prazo longo para retomar o valor investido, quanto menor o
tempo de resgate, melhor para a empresa, pois já se mantém com recursos próprios. A TIR
negativa de -20% indica que haverá um longo prazo até a empresa apresentar um rendimento
significativo, e atingir seus objetivos, evidenciando a inviabilidade do negócio.

Publicado
2018-05-21
Como Citar
Franco Leonel PEREIRA, E., & Andrea de Melo BIO, M. (2018). PLANO DE NEGÓCIOS PARA A IDENTIFICAÇÃO DA VIABILIDADE DE UMA CASA DE BOLOS E DOCES. ANAIS DO FÓRUM DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO UNIFUNEC, 8(8). Recuperado de https://seer.funecsantafe.edu.br/index.php?journal=forum&page=article&op=view&path[]=3106