O PAPEL DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA PREVENÇÃO DA OBESIDADE INFANTIL NA ESCOLA

  • Thainá Bernardes da Silva SANTOS Centro Universitário de Santa Fé do Sul - Unifunec
  • Suelen Cristina Agiz CESTARI Centro Universitário de Santa Fé do Sul - Unifunec
  • Jordana Alves de OLIVEIRA Centro Universitário de Santa Fé do Sul - Unifunec
  • João Aldo ZANACHI Centro Universitário de Santa Fé do Sul - Unifunec
Palavras-chave: Professor, Obesidade, Obesidade infantil, Prevenção, Escola

Resumo

INTRODUÇÃO: Ao identificar o papel do professor de educação física na prevenção da
obesidade na escola deve estar relacionado com o meio de avaliar a causa da obesidade
infantil em crianças na escola, revendo a real necessidade de uma boa alimentação e
exercícios físicos em casa e dentro do âmbito escolar. É importante destacar o entusiasmo de
professores e pais em criarem técnicas que possam suscitar as crianças em atividades físicas.
Com a tecnologia tomando espaço hoje, as crianças tendem a compensar para esse lado
gerando assim, vários fatores como a obesidade e o sedentarismo. Sendo assim essa pesquisa
mostrara alguns métodos utilizados como técnicas e planejamentos de brincadeiras, que de
prazer as crianças e estimulem a atividades físicas, que possa ajudar essas crianças a ter um
bom desempenho. O estudo decorrente ainda relata a importância das atividades físicas
regulares, onde ocasiona efeitos como o emagrecimento e uma vida mais ativa para as
crianças. OBJETIVO: O objetivo geral desse trabalho foi identificar os benefícios da pratica
de atividade física na educação escolar no combate a obesidade. METODOLOGIA: Esse
estudo foi realizado através de pesquisa bibliográfica. RESULTADO: Desta forma foi
possível identificar os benefícios da pratica de atividades mais prazerosas que estimulem a
pratica de atividade física em crianças obesas e conhecer os pontos positivos da pratica física
no combate a obesidade infantil CONCLUSÃO: Com a pesquisa realizada pode-se concluir
que uma boa alimentação e um bom planejamento de atividades físicas, que envolva tanto
jogos como brincadeiras, possa trazer mais estímulos para as crianças, podendo assim deixar
de lado algo que estimule o sedentarismo, despertando o interesse da criança em atividades
lúdicas, que poderá inclui-las em uma vida mais saudável e estimulante.

Publicado
2018-05-21
Como Citar
SANTOS, T. B. da S., CESTARI, S. C. A., OLIVEIRA, J. A. de, & ZANACHI, J. A. (2018). O PAPEL DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA PREVENÇÃO DA OBESIDADE INFANTIL NA ESCOLA. ANAIS DO FÓRUM DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO UNIFUNEC, 8(8). Recuperado de https://seer.funecsantafe.edu.br/index.php?journal=forum&page=article&op=view&path[]=3094