AS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM ESCOLAS

  • Karolayneda Silva UGO Centro Universitário de Santa Fé do Sul - Unifunec
  • Mara Cristina Antunes Sampaio BAVELLONI Centro Universitário de Santa Fé do Sul - Unifunec
Palavras-chave: Professor, Educação física, Dificuldades

Resumo

INTRODUÇÃO: No Trabalho dos professores de Educação Física em escolas é possível
revelar a existência de muitas situações adversas no desenvolvimento das aulas dos
componentes curriculares. Desta forma, surge a necessidade de sistematizar a compreensão
destas dificuldades por meio de análise do processo ensino-aprendizagem, principalmente em
escolas públicas, onde muitas vezes os professores acabam desmotivados podendo até levar
ao esgotamento profissional, sendo esse um dos fatores que dificultam a prática do professor.
OBJETIVO: Analisar as principais dificuldades enfrentadas pelo professor de Educação
Física no desenvolvimento de suas aulas, os motivos de desinteresse dos alunos nas aulas de
educação física, bem como identificar estratégias para despertar o interesse dos alunos nas
aulas. METODOLOGIA: O presente estudo foi realizado utilizando como metodologia a
pesquisa bibliográfica. RESULTADO: como a realização da pesquisa foi encontrado
problemas para que os professores de educação física realizem suas atividades com interesse e
dentre elas pode-se notar a precariedade nas instalações físicas e materiais. Outro foi que com
a execução das aulas de materiais simples, os alunos percebem que não é importante
participar dessas aulas, sempre a mesma coisa, futebol para os meninos e vôlei para as
meninas, sem ao menos incentivar e demonstrar cientificamente o porquê que eles devem
participar destas aulas. CONCLUSÃO: Com a realização do presente estudo, pode-se concluir
que as principais dificuldades enfrentadas pelo professor de Educação Física no
desenvolvimento de suas aulas estão relacionadas com a adequação do espaço e materiais
essenciais para o trabalho do professor, que o professor vá em busca de sua identidade e
legitimidade. As estratégias devem contribuir para que os alunos possam preocupar-se com
sua saúde sendo capaz de promover sua transformação enquanto homem, pensando nas aulas
de educação física como algo necessário para a sua vida.

Publicado
2018-05-21
Como Citar
UGO, K. S., & BAVELLONI, M. C. A. S. (2018). AS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM ESCOLAS. ANAIS DO FÓRUM DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO UNIFUNEC, 8(8). Recuperado de https://seer.funecsantafe.edu.br/index.php?journal=forum&page=article&op=view&path[]=3086