A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES LÚDICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

  • Eduardo Queiroz ALVES Centro Universitário de Santa Fé do Sul - Unifunec
  • José Idalecida SILVA JUNIOR Centro Universitário de Santa Fé do Sul - Unifunec
  • Alan Felipe Leonardo SIGOLI Centro Universitário de Santa Fé do Sul - Unifunec
  • Viviane Kawano DIAS Centro Universitário de Santa Fé do Sul - Unifunec
Palavras-chave: Lúdico, Criança, Deficiência intelectual, Desenvolvimento infantil

Resumo

INTRODUÇÃO: Ao se trabalhar com crianças com deficiência intelectual o cuidado deve ser
redobrado devido ao fato delas requererem mais atenção e um olhar clinico para notar,
analisar e solucionar seus problemas e dificuldades, tanto para se desenvolverem quanto para
aprenderem. Desta forma, conhecer tanto as características, dificuldades e potencialidades
destas crianças, como as melhores opções e formas de atividades para serem trabalhadas com
elas, as quais sejam capazes de auxiliarem no processo ensino-aprendizagem, é essencial para
contribuir para o seu desenvolvimento. OBJETIVO: Portanto, este estudo de natureza
qualitativa, teve como objetivo analisar a importância das atividades lúdicas para o
desenvolvimento da criança com deficiência intelectual. METODOLOGIA: Para tanto, foi
desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica. RESULTADO: As atividades lúdicas têm
como objetivo principal, ensinar as crianças de maneira divertida e descontraída, tornando o
conteúdo interessante e prazeroso e, ainda, contribuindo para o seu desenvolvimento global.
Para crianças com deficiência intelectual não é diferente, os benefícios advindos da vivência
de atividades lúdicas, por meio de jogos, brincadeiras e brinquedos, permite exploração do
ambiente, orientação espaço-temporal, auxílio na alfabetização, desenvolvimento das
capacidades motoras, psíquicas, possibilidade de estimulação das percepções auditivas,
olfativas, visuais e táteis, além de melhorar a concentração, a memória, a criatividade e
ampliar a visão de mundo da criança por meio da observação, imaginação e experiências.
CONCLUSÃO: Diante do exposto, as atividades lúdicas são de grande importância para o
desenvolvimento da criança com deficiência intelectual, pois requerem intervenções simples,
oportunizam o aprendizado, criam uma relação próxima entre professor-aluno e contribuem
para a evolução dessas crianças, tanto no aspecto motor, quanto no cognitivo e social.
Portanto, sugere-se que o elemento lúdico esteja sempre presente nas atividades
desenvolvidas com crianças, pelos professores nas escolas e que estes reconheçam seu valor e
saibam utilizar esta importante ferramenta, principalmente no que tange ao processo ensinoaprendizagem
na educação especial.

Publicado
2018-05-21
Como Citar
ALVES, E. Q., SILVA JUNIOR, J. I., SIGOLI, A. F. L., & DIAS, V. K. (2018). A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES LÚDICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. ANAIS DO FÓRUM DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO UNIFUNEC, 8(8). Recuperado de https://seer.funecsantafe.edu.br/index.php?journal=forum&page=article&op=view&path[]=3082