O MIX DE MARKETING APLICADO EM SUPERMERCADOS: UM ESTUDO NO PROENÇA SUPERMERCADOS

  • Fernando Ramos de FREITAS Centro Universitário de Santa Fé do Sul - Unifunec
  • Renata de Sampaio VALADÃO Centro Universitário de Santa Fé do Sul - Unifunec
Palavras-chave: Marketing, Supermercados, Cliente

Resumo

INTRODUÇÃO: Para que uma empresa se desenvolva e cresça de forma rentável, é preciso
que ela esteja atenta as alterações que ocorrem diariamente ao seu redor, ou seja, estar atenta
as novas tendências de mercado; a concorrência; as mudanças de hábitos, costumes e as
necessidades de seu público alvo; a situação econômica, tanto do mercado nacional como
internacional; entre outros aspectos. O conhecimento de todos esses fatores é fundamental
para que o gestor juntamente com a sua equipe desenvolva e aplique ações comerciais capazes
de proporcionar resultados satisfatórios para todos os envolvidos no processo. Ao perceberem
a necessidade de conhecerem melhor o público alvo e a desenvolver um planejamento de
Marketing eficiente, os gestores, começaram a utilizar a ferramenta identificada como Mix de
Marketing, conhecida também por 4p´s do Marketing. OBJETIVO: Compreendendo a
relevância do Mix de Marketing para uma organização, este artigo tem como objetivo
identificar a sua aplicabilidade dentro de um Supermercado, onde o próprio cliente escolhe
seus produtos e a venda é finalizada por profissionais que atuam como operadores de caixa.
METODOLOGIA: Pesquisa Bibliográfica; Estudo de Caso na Rede de Supermercados
Proença. Técnica de pesquisa: questionário que foi direcionado ao gestor da empresa.
RESULTADO: Os resultados apontam que a Rede de Supermercados Proença utiliza o Mix
de Marketing como procedimento fundamental para a definição das ações da organização no
que tange as questões relacionadas ao seu público alvo, compra de produtos, promoção e
expansão da empresa, com a abertura de filias no estado de São Paulo e demais estados.
CONCLUSÃO: Considera-se importante a utilização do Mix de Marketing em todas as ações
organizacionais, que tem como objetivo orientar os gestores a buscar respostas que os levem a
compreender a real necessidade do cliente, que deseja o produto/serviço com o melhor preço,
no local adequado e no momento exato que deseja adquiri-lo.

Publicado
2018-05-18
Como Citar
Ramos de FREITAS, F., & de Sampaio VALADÃO, R. (2018). O MIX DE MARKETING APLICADO EM SUPERMERCADOS: UM ESTUDO NO PROENÇA SUPERMERCADOS. ANAIS DO FÓRUM DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO UNIFUNEC, 8(8). Recuperado de https://seer.funecsantafe.edu.br/index.php?journal=forum&page=article&op=view&path[]=3075