IMPLANTAÇÃO DA ISO/TS NA INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE MOLAS SANTA FÉ LTDA

  • Izabela Carla RADO Centro Universitário de Santa Fé do Sul - Unifunec
  • Jéssica Cristina Tomaz BARBOZA Centro Universitário de Santa Fé do Sul - Unifunec
  • Maria Regina FERREIRA Centro Universitário de Santa Fé do Sul - Unifunec
Palavras-chave: Empresas, Implantação, Certificação, Cliente, Qualidade

Resumo

INTRODUÇÃO: Para muitas empresas atuantes no setor automotivo a certificação ISO/TS é
uma oportunidade de padronização e de melhoria contínua, independente de cumprir
obrigações contratuais, as organizações buscam ganhar novos negócios ou entrar no mercado
competitivo. OBJETIVO: O objetivo deste trabalho foi avaliar a implantação da norma
ISO/TS na Indústria e Comércio de Molas Santa Fé, identificando os motivos que levaram a
empresa a buscar a certificação e avaliando seus resultados após a implantação.
METODOLOGIA: A metodologia utilizada para realizar o trabalho foi dividida em duas
partes, primeiramente foi realizado um levantamento bibliográfico para melhor compreender
os conceitos da certificação e na sequencia foi realizado um estudo de caso por meio de uma
entrevista para melhor compreender na prática os resultados da certificação na empresa.
RESULTADO: Uma entrevista foi realizada com o gerente da empresa, onde questionamos
sobre os motivos que levaram a organização estar buscando a certificação, ele deixou bem
claro que além de ser uma exigência das montadoras de automóveis e de seus principais
clientes, a norma permitia novos desafios a empresa e um crescimento no cenário nacional e
internacional. Ele complementou dizendo que assim que a empresa certificou a ISO já
notaram vários benefícios, dentre eles: transparência nos seus processos internos, definições
dos objetivos e metas da empresa, redução de desperdícios e a satisfação dos seus clientes,
onde ele aponta como o fator prioritário para o crescimento e sucesso da empresa.
CONCLUSÃO: A partir do que foi estudado, foi possível concluir que a certificação ISO/TS
trouxe melhorias para a empresa, assim como um controle e planejamento mais precisos,
qualidade assegurada de seus produtos e treinamento absoluto e contínuo dos seus
funcionários, transparência dos processos e gerou ainda para a empresa um grande diferencial
competitivo perante seus concorrentes.

Publicado
2018-05-18
Como Citar
Carla RADO, I., Cristina Tomaz BARBOZA, J., & Regina FERREIRA, M. (2018). IMPLANTAÇÃO DA ISO/TS NA INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE MOLAS SANTA FÉ LTDA. ANAIS DO FÓRUM DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO UNIFUNEC, 8(8). Recuperado de https://seer.funecsantafe.edu.br/index.php?journal=forum&page=article&op=view&path[]=3065