AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO DO FUTURO PROFESSOR

  • Juscelma Dias dos Santos FAGUNDES Centro Universitário de Santa Fé do Sul - Unifunec
  • Suelen Cristina Agiz CESTARI Centro Universitário de Santa Fé do Sul - Unifunec
  • Rosangela Né do Nascimento UEDA Centro Universitário de Santa Fé do Sul - Unifunec
  • Raquel Magalhães MEDEIROS Centro Universitário de Santa Fé do Sul - Unifunec
  • Silvana Antonia APARECIDO Centro Universitário de Santa Fé do Sul - Unifunec
  • Eliana Izabel SCURCIATTO Centro Universitário de Santa Fé do Sul - Unifunec
Palavras-chave: PIBID, Prática educacional, Interdisciplinaridade

Resumo

INTRODUÇÃO: No século XXI grandes estudiosos do sistema educacional do país chegaram
à conclusão de que a qualidade do ensino deve-se,entre outros fatores, à formação do
professor.Pensando nesta formação o Governo Federal por meio da Capes e em parceria com
universidades criou o Programa Institucional de Iniciação à Docência(PIBID) que foi
implantado na Fundação de Educação e Cultura(FUNEC) de Santa Fé do Sul-SP, em agosto
de 2012.O PIBID é um programa que concede bolsas para alunos dos cursos de licenciatura,
coordenadores e supervisores responsáveis nas unidades de ensino pelo desenvolvimento do
projeto visando à melhoria do desempenho da educação básica e a valorização do magistério.
OBJETIVO: Este trabalho tem por objetivo refletir sobre a influência do PIBID para o
crescimento acadêmico e profissional do aluno licenciando, dando ênfase a sua formação e ao
aperfeiçoamento profissional, pois o contato com o ambiente escolar ocorre de uma forma
mais ampla do que no estágio supervisionado. METODOLOGIA: O trabalho foi realizado por
meio de pesquisa bibliográfica e relatos pessoais de bolsistas e ex-bolsistas do programa.
RESULTADO: A implantação do PIBID reforça a ideia de que quanto mais rica for a
formação do futuro professor, maiores serão as possibilidades do desempenho de uma prática
educacional significativa.Confecções de murais educativos, organizações de eventos,jogos e
atividades de apoio ao professor e/ou ao aluno visando à interdisciplinaridade proporcionam
ao bolsista uma visão reflexiva sobre o seu papel enquanto formador de cidadãos críticos e
reflexivos. CONCLUSÃO: Percebemos que o Programa Institucional de Iniciação à
Docência(PIBID), especialmente, o Subprojeto Interdisciplinar vem ao encontro da
necessidade de uma formação profissional visionária e necessária para a melhoria da
qualidade da Educação no Brasil.

Publicado
2018-05-17
Como Citar
Dias dos Santos FAGUNDES, J., Cristina Agiz CESTARI, S., Né do Nascimento UEDA, R., Magalhães MEDEIROS, R., Antonia APARECIDO, S., & SCURCIATTO, E. I. (2018). AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO DO FUTURO PROFESSOR. ANAIS DO FÓRUM DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO UNIFUNEC, 8(8). Recuperado de https://seer.funecsantafe.edu.br/index.php?journal=forum&page=article&op=view&path[]=3050