APLICAÇÃO DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS INDIVIDUAIS E COLETIVAS EM EDUCANDOS COM DISLEXIA DO DESENVOLVIMENTO - UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Laiza Pereira POI Centro Universitário de Santa Fé do Sul - Unifunec
  • Elisangela de Fatima Moreira de OLIVEIRA Centro Universitário de Santa Fé do Sul - Unifunec
  • Tatiane Lucrécia PAIXÃO Centro Universitário de Santa Fé do Sul - Unifunec
  • Paloma Pereira de OLIVEIRA Centro Universitário de Santa Fé do Sul - Unifunec
  • Maria Romilde Ribeiro MORI Centro Universitário de Santa Fé do Sul - Unifunec
  • Amelia de Lourdes Nogueira da FONSECA Centro Universitário de Santa Fé do Sul - Unifunec
Palavras-chave: Dislexia, Atividades pedagógicas, Atividades dirigidas

Resumo

INTRODUÇÃO: A dislexia é um distúrbio de aprendizagem de origem neurológica, em que
ocorre a dificuldade na leitura e na habilidade de decodificação e soletração, devido à um
déficit no elemento fonológico da linguagem. O indivíduo disléxico necessita sempre da
supervisão de uma equipe multidisciplinar. Dentre os profissionais envolvidos no
acompanhamento de pessoas disléxicas, o professor tem papel extremamente importante na
aprendizagem, com o dever de desenvolver métodos didáticos eficientes para promover o
ensino e a autoestima do aluno. OBJETIVO: A partir desse princípio, o presente trabalho tem
como objetivo o desenvolvimento e a aplicação de atividades e jogos didáticos (individuais e
coletivos) para estimular a aprendizagem e inclusão desses alunos. METODOLOGIA: A
metodologia utilizada foi a qualitativa explicativa e participativa por meio de interpretações e
comparações dos fatos analisados sobre um relato de experiência com uma aluna da E. M.
Profª Elisabeth M. Cavaretto na cidade de Santa Fé do Sul - SP, em que foram desenvolvidas
atividades didáticas, tanto individuais quanto coletivas pela aluna bolsista PIBID. Foram
realizadas, para promover a evolução das habilidades cognitivas, principalmente a leitura,
escrita e memorização. Jogos didáticos também foram aplicados, como por exemplo,
memorex, caça-palavras, jogo da memória, entre outros. RESULTADO: Observou-se que
após o desenvolvimento das atividades e jogos individuais, a aluna apresentou melhora na
escrita e leitura. Além disso, promoveu a socialização da mesma. A aplicação de atividades
coletivas está em andamento, porém já é possível detectar resultados satisfatórios.
CONCLUSÃO: Mesmo ao se tratar de um estudo preliminar, pois outros parâmetros ainda
serão analisados, pode-se concluir que as atividades direcionadas desenvolvidas se mostraram
uma excelente ferramenta para a evolução de crianças disléxicas, pois houve ganhos
cognitivos e interacionais.

Publicado
2018-05-17
Como Citar
Pereira POI, L., de Fatima Moreira de OLIVEIRA, E., Lucrécia PAIXÃO, T., Pereira de OLIVEIRA, P., Romilde Ribeiro MORI, M., & de Lourdes Nogueira da FONSECA, A. (2018). APLICAÇÃO DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS INDIVIDUAIS E COLETIVAS EM EDUCANDOS COM DISLEXIA DO DESENVOLVIMENTO - UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. ANAIS DO FÓRUM DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO UNIFUNEC, 8(8). Recuperado de https://seer.funecsantafe.edu.br/index.php?journal=forum&page=article&op=view&path[]=3049