OS DESAFIOS DA GESTÃO EDUCACIONAL NA INTERAÇÃO DA ESCOLA COM A SOCIEDADE

  • Izabel Cristina Alves de SOUZA Centro Universitário de Santa Fé do Sul - Unifunec
  • Rodervania Gomes Fabres dos Santos FAGUNDES Centro Universitário de Santa Fé do Sul - Unifunec
  • Amelia de Lourdes Nogueira da FONSECA Centro Universitário de Santa Fé do Sul - Unifunec
Palavras-chave: Gestão, Escolar, Sociedade, Interação, Desafios

Resumo

INTRODUÇÃO: O estudo do tema Gestão Escolar, tem sido utilizado para definir a prática
das atividades administrativas no espaço escolar. O bom gerenciamento da escola se faz
justificado devido às constantes transformações ocorridas em nível global e à necessidade da
escola em se adaptar aos novos anseios da sociedade. OBJETIVO: O presente artigo foi
desenvolvido com o objetivo de apresentar informações relevantes a respeito da gestão
escolar e os principais desafios encontrados para o seu aprimoramento, no que concerne a
interação da escola com a sociedade. METODOLOGIA: A metodologia aplicada foi a de
revisão bibliográfica, por meio de consultas a livros, artigos e legislações que tratam da
temática proposta. RESULTADO: A educação brasileira tem passado por transformações
significativas e sua gestão tem como alicerce legal a Constituição Federal de 1.988 e outros
instrumentos normativos como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional que
estabelece que a finalidade da educação é o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo
para a cidadania e sua qualificação para o trabalho. O desafio do atual modelo de gestão é
criar novos mecanismos que auxiliem a educação a cumprir o seu papel na sociedade, por
meio de um processo de aprendizagem eficiente. A gestão participativa e democrática
proporciona a oportunidade para que todos expressem sua opinião, contribuindo para a
adequação da escola às necessidades da comunidade. CONCLUSÃO: A gestão democrática
eficiente necessita da colaboração e participação do Estado, de líderes, profissionais da
educação, funcionários, pais, alunos e demais interessados no desenvolvimento dos processos
relacionados ao sistema de ensino. A boa interação escola-sociedade é primordial para a
eficácia da gestão participativa.

Publicado
2018-05-17
Como Citar
Alves de SOUZA, I. C., Gomes Fabres dos Santos FAGUNDES, R., & de Lourdes Nogueira da FONSECA, A. (2018). OS DESAFIOS DA GESTÃO EDUCACIONAL NA INTERAÇÃO DA ESCOLA COM A SOCIEDADE. ANAIS DO FÓRUM DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO UNIFUNEC, 8(8). Recuperado de https://seer.funecsantafe.edu.br/index.php?journal=forum&page=article&op=view&path[]=3043