CARACTERIZAÇÃO DA DISLEXIA: DESDOBRAMENTOS NO CONTEXTO ESCOLAR

  • Adrielli Regina Nicolau FLORES Centro Universitário de Santa Fé do Sul - Unifunec
  • Celiane Nóbrega da Costa CASSIANO Centro Universitário de Santa Fé do Sul - Unifunec
  • Damaris Mariane BISEO Centro Universitário de Santa Fé do Sul - Unifunec
  • Regina Maria de SOUZA Centro Universitário de Santa Fé do Sul - Unifunec
Palavras-chave: Dislexia, Aprendizagem escolar, Desenvolvimento escolar

Resumo

INTRODUÇÃO: A dislexia constitui-se em um distúrbio de ordem neurobiológica
persistente. É de origem genética, sendo que a história familiar representa um importante fator
de risco. Nessa perspectiva representa um dos distúrbios mais comuns que afetam o
desempenho escolar. No que se refere às suas características cumpre ressaltar as dificuldades
quanto às habilidades de leitura, uma vez que o disléxico, mesmo que apresente capacidade
intelectual apropriada para a idade e receba instrução adequada, manifesta dificuldade
importante para aprender a ler. OBJETIVO: Objetivo deste trabalho de conclusão de curso é
analisar os impactos da dislexia na aprendizagem no contexto escolar. METODOLOGIA:
Quanto ao desenvolvimento do trabalho, este foi confeccionado por meio de método
bibliográfico, com utilização de revisão de literatura. RESULTADO: Cabe mencionar que a
característica elementar da dislexia é o déficit em consciência e na rota fonológica da leitura.
Quanto à consciência fonológica esta é entendida como é a capacidade de refletir sobre os
elementos sonoros de que são formadas as palavras, enquanto a rota fonológica representa a
decodificação das palavras na perspectiva da lógica grafema-fonema.Existem algumas teorias
que explicam a dislexia, a saber: Fonológica, Alofônica e do Déficit Auditivo. As referidas
teorias foram estruturadas a partir da verificação de alterações no processamento auditivo,
bem como na percepção da fala de indivíduos disléxicos. CONCLUSÃO: Há que se
considerar por fim, que a compreensão do transtorno, muito presente na realidade escolar, é
de grande importância, pois seu diagnóstico precoce possibilita a intervenção de profissionais
provenientes do contexto externo ao ambiente escolar, que auxiliarão no planejamento de
atividades e estratégias de intervenção precoce ao longo do processo de desenvolvimento
escolar.

Publicado
2018-05-17
Como Citar
Nicolau FLORES, A. R., Nóbrega da Costa CASSIANO, C., BISEO, D. M., & de SOUZA, R. M. (2018). CARACTERIZAÇÃO DA DISLEXIA: DESDOBRAMENTOS NO CONTEXTO ESCOLAR. ANAIS DO FÓRUM DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO UNIFUNEC, 8(8). Recuperado de https://seer.funecsantafe.edu.br/index.php?journal=forum&page=article&op=view&path[]=3040