O UNIVERSO MÁGICO DE SER CRIANÇA: CONSTRUINDO VALORES NA ESCOLA

  • Loisleine da Silva OLIVEIRA Centro Universitário de Santa Fé do Sul - Unifunec
  • Jocastra Pereira Xavier TEODORO Centro Universitário de Santa Fé do Sul - Unifunec
  • Antonio Vinicius de Oliveira ALSSUFFI Centro Universitário de Santa Fé do Sul - Unifunec
  • Rodervania Gomes Fabres dos Santos FAGUNDES Centro Universitário de Santa Fé do Sul - Unifunec
  • Geiza Eunice Bemfica De SANTANA Centro Universitário de Santa Fé do Sul - Unifunec
  • Maria Cristina Teiga RODRIGUES Centro Universitário de Santa Fé do Sul - Unifunec
Palavras-chave: Aprendizagem, Dificuldades, Valores, Estratégia, Ensino

Resumo

INTRODUÇÃO: A presente pesquisa com o tema: “O universo mágico de ser criança”, vem
proporcionar a importância de trabalhar valores humanos no espaço escolar pois, entende-se
que somente por meio de trabalho conjunto com toda comunidade escolar teremos um
resultado satisfatório no processo de ensino-aprendizagem e na busca pela conscientização
dos alunos na sua importância enquanto cidadão e nos valores a eles apresentados que
influíram a sua formação acadêmica e social, sendo importante ressaltar que os alunos
precisam ainda na sua infância conhecer, conviver, entender, respeitar o próximo, e ser
solidário. OBJETIVO: O objetivo é trabalhar a identidade do aluno, a ter atitudes de valores,
proporcionar aos alunos experiências que os auxiliam na construção de seus conceitos para
que se tornem cidadãos honestos, justos, solidários que agem com ética. METODOLOGIA:
Para tanto, foi realizada uma pesquisa de caráter qualitativo, em uma escola pública municipal
de Santa Fé do Sul, por meio de observação das crianças que são atendidas pelos alunos
bolsistas do programa de iniciação a docência (PIBID), do subprojeto de Inclusão e
dificuldades de aprendizagem do cursos de Pedagogia. RESULTADO: Com a crescente
desmoralização e inversões de valores que vem ocorrendo ao longo dos anos na nossa
sociedade globalizada, torna-se necessário buscar e resgatar no aluno uma educação mais
humanista, aproveitando que é na infância que se formará seu caráter. CONCLUSÃO:
Concluímos que professor não deve se limitar apenas a ensinar valores, mas praticá-los.
Valores humanos são valores morais que afetam a conduta das pessoas.Esses valores podem
ser considerados éticos e sociais, que constituem regras estabelecidas para uma convivência
saudável dentro da sociedade, por isso o professor deve desenvolver o lado humano e cidadão
do aluno, tornando-os mais pacíficos, humano e sustentável.

Publicado
2018-05-17
Como Citar
da Silva OLIVEIRA, L., Pereira Xavier TEODORO, J., de Oliveira ALSSUFFI, A. V., Gomes Fabres dos Santos FAGUNDES, R., Eunice Bemfica De SANTANA, G., & Teiga RODRIGUES, M. C. (2018). O UNIVERSO MÁGICO DE SER CRIANÇA: CONSTRUINDO VALORES NA ESCOLA. ANAIS DO FÓRUM DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO UNIFUNEC, 8(8). Recuperado de https://seer.funecsantafe.edu.br/index.php?journal=forum&page=article&op=view&path[]=3039