ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: ÊNFASE NO CONTEÚDO ÁGUA

  • Lionai Barrionuevo GRACIA Centro Universitário de Santa Fé do Sul - Unifunec
  • Larissa Cristina Soares da SILVA Centro Universitário de Santa Fé do Sul - Unifunec
  • Silvana Cosmo DIAS Centro Universitário de Santa Fé do Sul - Unifunec
Palavras-chave: Ensino de ciências, Conteúdo água, Livrodidático

Resumo

INTRODUÇÃO: No ensino de Ciências Naturais, no ciclo I,tem-se como ênfase desenvolver
nos alunos o pensamento crítico e despertar valores acerca do mundo e do ambiente natural
em que estão inseridos. Acredita-se, por meio dessas ações, desenvolveremos nas crianças as
habilidades de observação, de crítica, de comparação sobre diferentes realidades. Essa
consciência crítica a ser expandida nos alunos está intrinsecamente relacionada às atividades
práticas, nas quais eles têm a oportunidade de aprimorar a criticidade sobre o que está sendo
observado e fazer comparações com outras experiências. OBJETIVO: Desse modo, o objetivo
do trabalho consiste em analisar as estratégias utilizadas para o ensino de ciências naturais
com enfoque no conteúdo água. Nessa linha de pensamento, pretende-se apresentar a
importância de se ensinar ciências naturais no ciclo I e seus benefícios de aprendizagem ao
aluno. METODOLOGIA: Para tanto, desenvolveu-se estudos sobre o PCN de Ciências
Naturais e outros materiais didáticos para ressaltar a temática em estudo. Foi aplicada a
pesquisa de natureza bibliográfica, utilizando como fundamentos teóricos os estudos de Brasil
(2001), Morin (2000), DelizoiciveAngotti (2007), Nigro (2015), Fonseca (2011), e Silva &
Souza (2015). RESULTADO: Por meio dessas analises efetuadas, constatou-se que, para
aplicar o ensino de ciências naturais, existem materiais didáticos adequados tanto para as
aulas teóricas como para as práticas; ou seja; as experiências acerca dos conteúdos
trabalhados CONCLUSÃO: Ainda, percebeu-se, também, que os professores de ciências
naturais possuem um acervo didático de boa qualidade á sua disposição para trabalhar o
conteúdo água, com o auxilio de experiências que acompanham todo esse conteúdo.

Publicado
2018-05-18
Como Citar
Barrionuevo GRACIA, L., Soares da SILVA, L. C., & Cosmo DIAS, S. (2018). ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: ÊNFASE NO CONTEÚDO ÁGUA. ANAIS DO FÓRUM DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO UNIFUNEC, 8(8). Recuperado de https://seer.funecsantafe.edu.br/index.php?journal=forum&page=article&op=view&path[]=3031