A REALIZAÇÃO DO PROJETO SEMANA DO MEIO AMBIENTE, DIRECIONADA AOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA Prof.ª THEREZA SIQUEIRA MENDES E DIRIGIDO PELOS BOLSISTAS DO PIBID INTERDISCIPLINAR

  • Angela Aparecida Soares de AGUILAR Centro Universitário de Santa Fé do Sul - Unifunec
  • Luana Silva BELANCIERI Centro Universitário de Santa Fé do Sul - Unifunec
  • Edneia Conceição de SENA Centro Universitário de Santa Fé do Sul - Unifunec
  • Fabio Dhonatan Belote EVANGELISTA Centro Universitário de Santa Fé do Sul - Unifunec
  • Gabriele Taioqui Dina LARA Centro Universitário de Santa Fé do Sul - Unifunec
  • Eliana Izabel SCURCIATTO Centro Universitário de Santa Fé do Sul - Unifunec
Palavras-chave: Água, Preservação, Interdisciplinaridade

Resumo

INTRODUÇÃO: Este trabalho apresenta um projeto da Água e Meio ambiente embasado em
reflexões sobre a Semana do Meio Ambiente para a conscientização e preservação da
natureza, ressaltando a conservação da água. O projeto na prática pelos Pibidianos tem o
objetivo de trabalhar com os alunos do ensino fundamental a importância de não poluir o
meio ambiente e ao mesmo tempo associar esse trabalho a uma prática fundamental para a
interdisciplinaridade. OBJETIVO: O objetivo é verificar-se qual a importância da
interdisciplinaridade nos anos iniciais do Ensino Fundamental, como meio de uma
aprendizagem mais efetiva e de construção do próprio conhecimento, além de mostrar como
as diferentes áreas do saber podem se relacionar para conscientizar sobre a urgência da
preservação do meio ambiente e, especialmente, da água. METODOLOGIA: A metodologia
utilizada foi a realização da palestra Água Virtual e Pegada Hídrica relevando-lhes a
importância da água e as doenças causadas pela água contaminada e a construção de um filtro
caseiro ilustrando a absorção da água pelo lençol freático. RESULTADO: A união das
diferentes áreas do saber tem a potencialidade de auxiliar os educadores e a escola na
ressignificação do trabalho pedagógico em termos de currículo, de métodos, de conteúdo, de
avaliação e inclusive nas formas de organização dos ambientes para a aprendizagem.
CONCLUSÃO: Conclui-se com base nesse trabalho a necessidade de que o educador tenha
comprometimento com a sua prática pedagógica, sendo está fundamentada na pesquisa, pois
através dela é que ao educador é possível inovar e criar condições para que seus alunos se
tornem cidadãos conscientes e criativos.

Publicado
2018-05-18
Como Citar
Aparecida Soares de AGUILAR, A., Silva BELANCIERI, L., Conceição de SENA, E., Dhonatan Belote EVANGELISTA, F., Taioqui Dina LARA, G., & SCURCIATTO, E. I. (2018). A REALIZAÇÃO DO PROJETO SEMANA DO MEIO AMBIENTE, DIRECIONADA AOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA Prof.ª THEREZA SIQUEIRA MENDES E DIRIGIDO PELOS BOLSISTAS DO PIBID INTERDISCIPLINAR. ANAIS DO FÓRUM DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO UNIFUNEC, 8(8). Recuperado de https://seer.funecsantafe.edu.br/index.php?journal=forum&page=article&op=view&path[]=3029