A INSERÇÃO DA CRIANÇA AUTISTA NO CONTEXTO ESCOLAR: AVANÇOS E RETROCESSOS

  • Damares da Natividade Cardoso EUZÉBIO Centro Universitário de Santa Fé do Sul - Unifunec
  • Gislene Jussara TOFANELI Centro Universitário de Santa Fé do Sul - Unifunec
  • Regina Maria de SOUZA Centro Universitário de Santa Fé do Sul - Unifunec
Palavras-chave: Autismo, Escola

Resumo

INTRODUÇÃO: A Síndrome do Espectro Autista é um grave transtorno de desenvolvimento
que afeta as habilidades sociais do individuo, assim também como apresenta um déficit
persistente na comunicação social e interação recíproca, limitações em atividades e interesses
e, padrões estereotipados. Embora existam leis que assegurem os direitos ao individuo autista,
nota-se que a inserção deste aluno na rede regular de ensino muitas vezes é negligenciada, não
impondo um ato de inclusão, mas de interação, o que deixa evidente que nem a escola e nem a
equipe escolar estão preparadas o suficiente para promover a inclusão destes alunos.
OBJETIVO: O presente artigo tem por finalidade analisar a síndrome do Espectro Autista de
modo que haja a reflexão sobre o embasamento nas leis que asseguram o individuo autista a
ser inserido no contexto escolar da educação básica regular. METODOLOGIA: O trabalho foi
desenvolvido com revisão de literatura. RESULTADO: Obteve-se uma diversidade de
características que contemplam a síndrome e seu modo singular de viver assim também como
as dificuldades encontradas para inserir o indivíduo autista na educação básica,ainda que
assegurados por lei, como também a devida interação professor e aluno para o seu
desenvolvimento. CONCLUSÃO: Compreendeu-se nesse trabalho que a Síndrome do
Espectro Autista é uma das mais graves perturbações de desenvolvimento que pode afligir o
ser humano. Mas é preciso relevar a importância das oportunidades de interação social com
outras crianças da mesma faixa etária e com a sociedade em si, o que faculta o estímulo de
relacionamentos coibindo o isolamento contínuo do autista.

Publicado
2018-05-18
Como Citar
da Natividade Cardoso EUZÉBIO, D., Jussara TOFANELI, G., & de SOUZA, R. M. (2018). A INSERÇÃO DA CRIANÇA AUTISTA NO CONTEXTO ESCOLAR: AVANÇOS E RETROCESSOS. ANAIS DO FÓRUM DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO UNIFUNEC, 8(8). Recuperado de https://seer.funecsantafe.edu.br/index.php?journal=forum&page=article&op=view&path[]=3027