PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

  • Tatiane Lucrécia PAIXÃO Centro Universitário de Santa Fé do Sul - Unifunec
  • Thuany Oliveira SALVIONI Centro Universitário de Santa Fé do Sul - Unifunec
  • Vanessa Andréa Martins FARIA Centro Universitário de Santa Fé do Sul - Unifunec
Palavras-chave: Psicomotricidade, Educação infantil

Resumo

INTRODUÇÃO: O termo Psicomotricidade foi criado no século XIX, significando a
interação do indivíduo como um todo (corpo e mente). O corpo constitui-se no ponto de
referência que os seres humanos possuem para conhecer e interagir com o mundo. Esse
conhecimento serve como base para o desenvolvimento cognitivo e conceitual. Tal ciência
proporciona às crianças da Educação Infantil, conhecimento corporal, lateralidade, orientação
espacial, estruturação temporal, discriminação visual e auditiva, tendo em vista que a mesma
viabiliza o desenvolvimento integrado dos domínios cognitivo, afetivo e psicomotor. Além
disso, busca evidenciar que é possível propiciar um processo de ensino e aprendizagem
significativo e contextualizado por meio dos jogos e das atividades lúdicas. Trabalhando
como uma atividade que propicia o aperfeiçoamento e progresso das habilidades de maneira
prazerosa para a criança, a atividade lúdica possibilita uma maior propriedade da vida escolar
infantil, visto que favorece o seu desenvolvimento. OBJETIVO: Este trabalho tem como
objetivo destacar a importância da Psicomotricidade para as crianças na Educação Infantil.
METODOLOGIA: O presente trabalho foi desenvolvido por meio de revisão bibliográfica.
RESULTADO: Muitos autores afirmam que é preciso primeiramente alfabetizar a linguagem
do corpo, e a partir do desenvolvimento desta linguagem é que os conteúdos escolares devem
ser trabalhados. A psicomotricidade também auxilia os alunos com as dificuldades de
aprendizagem, como também atua como mecanismo de prevenção a essas dificuldades, em
consonância com as atividades práticas desenvolvidas no ambiente escolar. CONCLUSÃO:
Ao término deste trabalho, foi possível concluir que as atividades psicomotoras para as
crianças na Educação Infantil, auxiliam o desenvolvimento global, sendo físico e social da
criança e também no seu processo de alfabetização.

Publicado
2018-05-18
Como Citar
Lucrécia PAIXÃO, T., Oliveira SALVIONI, T., & Andréa Martins FARIA, V. (2018). PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL. ANAIS DO FÓRUM DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO UNIFUNEC, 8(8). Recuperado de https://seer.funecsantafe.edu.br/index.php?journal=forum&page=article&op=view&path[]=3023