INCENTIVO DA LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Miriam Raquel Bocalan de OLIVEIRA Centro Universitário de Santa Fé do Sul - Unifunec
  • Neusa Aparecida dos SANTOS Centro Universitário de Santa Fé do Sul - Unifunec
  • Silvana Cosmo DIAS Centro Universitário de Santa Fé do Sul - Unifunec
Palavras-chave: Ensino fundamental, Leitura

Resumo

INTRODUÇÃO: Esse estudo apóia se em várias pesquisas acadêmicas que ressaltam a leitura
como um desafio permanente, como também a reflexão sobre as práticas pedagógicas que os
professores desempenham em todos os níveis escolares. Assim, nesse universo de sujeitos
enquanto seres em constantes processos de aprendizagem e passíveis ao ato de ler nas
diversas área do conhecimento, foi a mola propulsora dessa pesquisa em trono da reflexão
sobre a importância em fazer com que os aluno na faixa etária ainda tenra se interessem pela
leitura. OBJETIVO: Nessa perspectiva, este artigo tem como objetivo discutir a formação do
hábito de leitura em alunos ainda na fase da infância. METODOLOGIA: Para isso, foi
utilizada como metodologia a pesquisa bibliográfica em torno de estudos desenvolvidos por
vários autores como Freire (2006,2008), Brasil (1997), Machado (2010), Soares (2008,2013),
entre outros. RESULTADO: Com o desenvolvimento desse artigo, percebemos que a leitura
tem um papel importantíssimo na fase inicial do desenvolvimento cognitivo infantil, pois
ajuda a criança a desenvolver o imaginário e o lúdico, além de auxiliar no processo de
aquisição da linguagem. CONCLUSÃO: Sendo assim, esse trabalho permite reflexões sobre a
leitura a partir de bibliotecas, sala de aula, laboratório de informática, onde essas iniciativas
podem contribuir para a qualidade do ensino no ambiente escolar. esse processo é concebido e
realizado por meio da ação e mediação do professor, uma vez que a escola é o espaço
privilegiado onde se estabelecem os primeiros contatos com a leitura, por meio de livros
literários infantis e ate mesmo didático.

Publicado
2018-05-18
Como Citar
Bocalan de OLIVEIRA, M. R., Aparecida dos SANTOS, N., & Cosmo DIAS, S. (2018). INCENTIVO DA LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL. ANAIS DO FÓRUM DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO UNIFUNEC, 8(8). Recuperado de https://seer.funecsantafe.edu.br/index.php?journal=forum&page=article&op=view&path[]=3022