A GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA E A RELAÇÃO POLÍTICO PEDAGÓGICA

  • Daiane Lima Fernandes Centro Universitário de Santa Fé do Sul - Unifunec
  • Natalia Dos Santos Furlanetti Centro Universitário de Santa Fé do Sul - Unifunec
  • Patricia Gonçalves de Lima Centro Universitário de Santa Fé do Sul - Unifunec
  • Maria Cristina Teiga Rodrigues Centro Universitário de Santa Fé do Sul - Unifunec
Palavras-chave: Gestão democrática, Participação políticas, Escola pública

Resumo

INTRODUÇÃO: A gestão democrática na escola e a relação político pedagógica da educação
é pautada no entendimento entre a relação dos assuntos educativos e a relação políticas
públicas, ao passo que os gestores escolares são os principais atores nesse processo. Assim, o
debate acerca da relação entre a política pública e a gestão escolar, torna-se fundamental ao
destacar os aspectos legais que visam assegurar a educação para todos, o que exige tanto do
governo quanto dos gestores escolares e compromisso ético, claro e transparente perante esta
temática, pautando-se na Constituição Federal e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação
(LDB) OBJETIVO: O objetivo deste trabalho foi refletir sobre o Projeto Político Pedagógico
(PPP) como espaços democráticos de participação, contribuindo para a autonomia das
instituições de ensino e para o avanço das políticas públicas na educação. METODOLOGIA:
Para realização deste trabalho utilizou-se da pesquisa bibliográfica, pertinente ao assunto,
pautando-se nas bases de dados existentes. RESULTADO: Os resultados apontaram que,
mesmo com toda a legislação vigente, ainda há muito a avançar em busca de uma escola
realmente democrática, embora já tenham acontecido importantes avanços, ainda existe uma
necessidade de se aprofundar a compreensão em torno da temática. CONCLUSÃO: Pode-se
concluir que, somente a partir do momento em que a escola abrir as portas para a participação
da comunidade na construção, no acompanhamento e na avaliação do seu projeto político
pedagógico, comprometido com a formação do cidadão participativo, crítico, responsável e
criativo, a gestão democrática estará realmente consolidada e a escola cumprindo com sua
função social.

Publicado
2018-05-18
Como Citar
Lima Fernandes, D., Dos Santos Furlanetti, N., Gonçalves de Lima, P., & Teiga Rodrigues, M. C. (2018). A GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA E A RELAÇÃO POLÍTICO PEDAGÓGICA. ANAIS DO FÓRUM DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO UNIFUNEC, 8(8). Recuperado de https://seer.funecsantafe.edu.br/index.php?journal=forum&page=article&op=view&path[]=3021