A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO COM O ALUNO AUTISTA EM SALA DE AULA

  • Alini Cristina de Almeida Centro Universitário de Santa Fé do Sul - Unifunec
  • Luana Arlindo da Silva Centro Universitário de Santa Fé do Sul - Unifunec
  • Amelia De Lourdes Nogueira da Fonseca Centro Universitário de Santa Fé do Sul - Unifunec
Palavras-chave: Autista, Pedagogo, Inclusão escolar

Resumo

INTRODUÇÃO: O autismo ou Transtorno do Espectro autismo é uma condição geral para
um grupo de desordens complexas do desenvolvimento do cérebro, que ocorrem antes,
durante ou após o nascimento. OBJETIVO: O presente trabalho tem como objetivo analisar a
atuação do pedagogo com o aluno autista nas salas regulares de ensino, dentro do processo de
inclusão escolar. METODOLOGIA: Esses distúrbios se caracterizam pela dificuldade na
comunicação social e comportamentos repetitivos e, podem ser associados com deficiência
intelectual, dificuldades de coordenação motora e de atenção, por isso a necessidade de um
atendimento especializado quando em ambiente escolar, sendo o professor o principal
mediador e responsável no processo de aprendizagem desta criança. Este estudo foi
fundamentado a partir de revisões bibliográficas de livros, artigos, trabalhos de conclusão de
curso e Leis sobre o tema estudado. RESULTADO: O autismo é geralmente diagnosticado e
caracterizado por problemas na comunicação e socialização da criança, ou seja, é o
comportamento que faz com que ela apresente algumas características específicas, e as
causadas do autismo não são totalmente esclarecidas. Isso favorece à criança ficar isolada em
seu próprio mundo, sendo necessário que a escola, juntamente com a família atuem juntas,
buscando soluções para o problema. O pedagogo precisa conhecer as necessidades desses
alunos e estar atento às atividades que possam facilitar o seu desenvolvimento.
CONCLUSÃO: Por isso, a importância de se ter professores preparados e sempre em busca
de especialização para melhor atender os alunos autistas, permitindo que ele se desenvolva
cognitiva e socialmente. Assim como qualquer ser humano, cada pessoa com autismo é única
e todas podem aprender, desde que recebam atendimento especializado e estímulos corretos.

Publicado
2018-05-17
Como Citar
de Almeida, A. C., Arlindo da Silva, L., & De Lourdes Nogueira da Fonseca, A. (2018). A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO COM O ALUNO AUTISTA EM SALA DE AULA. ANAIS DO FÓRUM DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO UNIFUNEC, 8(8). Recuperado de https://seer.funecsantafe.edu.br/index.php?journal=forum&page=article&op=view&path[]=3020