GESTÃO ESCOLAR E A INSERÇÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS

  • Camila Gonçalves Alves dos Santos Centro Universitário de Santa Fé do Sul - Unifunec
  • Débora de Araújo Mathias Centro Universitário de Santa Fé do Sul - Unifunec
  • Aline Gregorio Coluci Centro Universitário de Santa Fé do Sul - Unifunec
  • Ameliade Lourdes Nogueira da Fonseca Centro Universitário de Santa Fé do Sul - Unifunec
Palavras-chave: Gestão escolar, Necessidades especiais, Inclusão escolar

Resumo

INTRODUÇÃO: A Gestão Democrática surge a partir da Constituição de 1988, na busca pela
melhoria da qualidade de ensino. OBJETIVO: O objetivo deste estudo é analisar o papel da
gestão escolar na inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEEs).
METODOLOGIA: O estudo foi baseado em pesquisas bibliográficas, usando como referência
teórica de autores que tratam do tema. RESULTADO: Os resultados mostraram que por meio
das limitações de cada aluno a escola deve definir as opções curriculares, estar preparada para
recebe-los, em termo de estrutura física para atender cada necessidade especial e, em termos
de estrutura pedagógica com atividades curriculares adaptadas a cada necessidade educativa
que o aluno apresente, sendo fundamental a função da equipe gestora. CONCLUSÃO:
Conclui- se que os gestores têm papel fundamental na inclusão dos alunos com NEEs, para
que se trabalhe em equipe, envolvendo, os pais, alunos e comunidade nesse processo,
buscando suprir a cada necessidade específica que o educando apresente, pensando sempre no
avanço da educação inclusiva. Atualmente, a educação é essencial na evolução da
humanidade, pois, auxilia no progresso e sucesso de vida, sendo decorrente a inserção
daqueles com NEE. É importante replanejar o currículo e a gestão escolar, de forma a acolher
e garantir a todos o direito a aprendizagem e, naturalmente, a inclusão de crianças com NEEs.
Todos os alunos estão aptos a aprender, para isso, eles devem usufruir de aprendizagens
adaptadas às suas características e necessidades. Os alunos com NEEs necessitam de um
apoio especializado, de profissionais preparados para lidar com cada dificuldade, utilizando
materiais adaptados para sua aprendizagem.

Publicado
2018-05-18
Como Citar
Santos, C., Mathias, D., Coluci, A., & Fonseca, A. (2018). GESTÃO ESCOLAR E A INSERÇÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS. ANAIS DO FÓRUM DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO UNIFUNEC, 8(8). Recuperado de https://seer.funecsantafe.edu.br/index.php?journal=forum&page=article&op=view&path[]=3018