FISIOTERAPIA NA ORIENTAÇÃO POSTURAL DE CRIANÇAS COM PROBLEMAS AUDITIVOS

  • Bruna Mayra Ferreira dos SANTOS Centro Universitário de Santa Fé do Sul - Unifunec
  • Fernanda Poliseli TERRADAS Centro Universitário de Santa Fé do Sul - Unifunec
  • Fabiana Cristina Souza Mendes CAMILO Centro Universitário de Santa Fé do Sul - Unifunec
Palavras-chave: Problemas auditivos, Fisioterapia, Alteração postural

Resumo

INTRODUÇÃO: Estudos mostram que a postura sofre uma série de ajustes corporais
associados aos estágios de crescimento que demandam uma reorganização de todos os
sistemas, influenciando no desenvolvimento de habilidades motoras e dos músculos posturais
que dão origem as curvaturas fisiológicas da coluna vertebral. Sabe-se que crianças com perda
auditiva podem apresentar dificuldade no controle postural devido ao déficit da atuação dos
sistemas visual, somatossensorial e vestibular que são os responsáveis pela regulação da
postura, favorecendo o surgimento de desvios e alterações posturais da coluna vertebral.
OBJETIVO: Visto isso, o presente estudo objetiva abordar os benefícios e vantagens da
fisioterapia na orientação postural de crianças com problemas auditivos na fase escolar,
fornecendo informações a acadêmicos e profissionais da área da saúde e educação infantil na
tentativa de prevenir o desenvolvimento dessas alterações em escolares surdos, uma vez que
dados da OMS apontam mais de 120 milhões de pessoas no mundo com perda auditiva, sendo
8,7 milhões com idade variando de 0-19 anos. METODOLOGIA: Para a realização da
presente revisão de literatura do tipo narrativa, realizou-se uma busca em bancos de dados
como Medline e Scielo, além de livros e artigos da biblioteca física e virtual do site da
FUNEC. RESULTADO: O Resultado da comparação entre os estudos mostrou que existe
uma maior incidência de alterações posturais em escolares surdos, sendo assim, a melhor
opção seria o encaminhamento precoce para avaliação e tratamento fisioterapêutico.
CONCLUSÃO: Por fim, conclui-se que a fisioterapia associada a uma equipe multidisciplinar
que aborde o comportamento neuromotor em crianças em fase de crescimento, viabilizaria
evitar maiores perdas no desenvolvimento da população infantil com perda auditiva.

Publicado
2018-05-18
Como Citar
SANTOS, B. M. F. dos, TERRADAS, F. P., & CAMILO, F. C. S. M. (2018). FISIOTERAPIA NA ORIENTAÇÃO POSTURAL DE CRIANÇAS COM PROBLEMAS AUDITIVOS. ANAIS DO FÓRUM DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO UNIFUNEC, 8(8). Recuperado de https://seer.funecsantafe.edu.br/index.php?journal=forum&page=article&op=view&path[]=2999