A INFLÊNCIA DAS REDES SOCIAIS NA PADRONIZAÇÃO ESTÉTICA E O CONCEITO DO VISAGISMO NA BUSCA PELA INDIVIDUALIZAÇÃO DO SORRISO

  • Mariana Faissal Merigui FERNANDES Centro Universitário de Santa Fé do Sul - Unifunec
  • Heloiza Ortega LALUCE Centro Universitário de Santa Fé do Sul - Unifunec
  • Ivana Maria Esteves MACIEL Centro Universitário de Santa Fé do Sul - Unifunec
Palavras-chave: Selfie, Padronização, Visagismo, Individualização

Resumo

INTRODUÇÃO: A odontologia evolui incessantemente, em especial na área da estética,
lançando mão de procedimentos e materiais inovadores, associados a tecnologias avançadas.
O visagismo é um conceito aplicado a odontologia estética e norteia-se por retratar as
características da personalidade-temperamento, em concordância com o formato do rosto e
dentes, buscando harmonia e estética. Significa que o odontólogo precisa conhecer seus
princípios para criar um estilo personalizado para cada um dos seus pacientes e estar atento ao
perigo de criar imagens padronizadas. OBJETIVO: Traçar a evolução da estética e a sua
tendência a massificação com a perda das características individuais e apresentar o visagismo
como alternativa para personalização das alterações do sorriso. METODOLOGIA: Estudo
empírico que utilizou um questionário formulado no Google Docs, compartilhado no
Facebook, para respostas espontânea, disponível pelo período de 20 dias. Este trabalho não foi
submetido a um Comitê de Ética em Pesquisa para avaliação segundo as normas da Resolução
466/2012do Conselho Nacional de Saúde, porque se trata de um estudo que coletou
informações publicadas em rede social de abrangência mundial e com perfis públicos.
RESULTADO: Os resultados foram computados pelo próprio programa e obteve-se 2.098
respostas, sendo que 84% dos participantes são interessados em estética dental, sem relação
direta com a odontologia. Praticamente metade da amostra (48%) está insatisfeita com seu
sorriso e apresenta potencial para modificação. O autodiagnóstico da personalidade
predominante foi o tipo melancólico. CONCLUSÃO: Conclui-se que a sociedade consome
estética de modo abusivo e desnecessário o que provoca a padronização da beleza. Percebeuse
que não existe beleza natural entre os indivíduos pesquisados, uma vez que a maioria já se
submeteu ou se submeteria a algum procedimento estético. A utilização do visagismo é
ferramenta de diferenciação e valorização profissional quando se busca a individualização do
sorriso e a humanização do paciente.

Publicado
2018-05-14
Como Citar
FERNANDES, M. F. M., LALUCE, H. O., & MACIEL, I. M. E. (2018). A INFLÊNCIA DAS REDES SOCIAIS NA PADRONIZAÇÃO ESTÉTICA E O CONCEITO DO VISAGISMO NA BUSCA PELA INDIVIDUALIZAÇÃO DO SORRISO. ANAIS DO FÓRUM DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO UNIFUNEC, 8(8). Recuperado de https://seer.funecsantafe.edu.br/index.php?journal=forum&page=article&op=view&path[]=2962