ATENDIMENTO AO CLIENTE: UMA ANÁLISE DE SATISFAÇÃO DE ATENDIMENTO NO COMÉRCIO DE FERNANDÓPOLIS-SP

  • Josiele Braga Borges SOUZA
  • Franciele Rosa AROUCA
  • Jaqueline Franciele de Faria SANGA
  • Aline Rodrigues ROSA
  • Clayton Cardoso de MORAES
Palavras-chave: Atendimento ao cliente, Marketing, Satisfação no atendimento

Resumo

INTRODUÇÃO: Para conseguir uma parcela fiel do mercado, atualmente as empresas precisam praticar o marketing de relacionamento com seus clientes, pois com o mercado competitivo o atendimento é um diferencial que pode alavancar o negócio, já que sua principal consequência é a fidelização do cliente, este cliente satisfeito indica para outros, aumentando a potência competitiva perante os concorrentes. OBJETIVO: Para este estudo, procurou evidenciar uma análise de satisfação do atendimento no comércio de Fernandópolis, com o intuito de obter um diferencial competitivo, enfatizando a conquista de novos clientes e a fidelização dos mesmos num mercado tão competitivo. METODOLOGIA: Foi realizada uma pesquisa bibliográfica para identificar quais os benefícios que o marketing de relacionamento pode proporcionar nas empresas que utilizam essa ferramenta, através da base que esta revisão proporcionou, foi desenvolvido um questionário com perguntas específicas para detectar possíveis falhas no atendimento do comércio, destinado aos consumidores, que utilizam os serviços ou consomem os produtos oferecidos, a pesquisa é de caráter quantitativa e qualitativa, onde dados serão analisados e interpretados. RESULTADO: Quando implantado nas empresas o marketing de relacionamento tem a função de tornar a empresa preparada, para competir no mercado que está cada dia em constante mudança, esse relacionamento quando alcançado pelas organizações, auxilia em todas as etapas do direcionamento do público alvo até na economia com propaganda, pois naturalmente cliente satisfeito pratica o "boca a boca". CONCLUSÃO: Pode-se concluir parcialmente, que as empresas necessitam do marketing de relacionamento, principalmente para atendimento aos clientes, assim como também em diferenciais competitivos que as destaquem no mercado inserido.

Publicado
2018-05-10
Como Citar
Braga Borges SOUZA, J., Rosa AROUCA, F., de Faria SANGA, J. F., Rodrigues ROSA, A., & Cardoso de MORAES, C. (2018). ATENDIMENTO AO CLIENTE: UMA ANÁLISE DE SATISFAÇÃO DE ATENDIMENTO NO COMÉRCIO DE FERNANDÓPOLIS-SP. ANAIS DO FÓRUM DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO UNIFUNEC, 8(8). Recuperado de https://seer.funecsantafe.edu.br/index.php?journal=forum&page=article&op=view&path[]=2899