A MÚSICA E A PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

  • Fernando Henrique FAZAN
  • Vanessa Andrea Martins FARIA Fundação Municipal de Educação e Cultura de Santa Fé do Sul - FUNEC
Palavras-chave: Música, Música. Psicomotricidade. Educação Infantil, Psicomotricidade, Educação Infantil

Resumo

O uso da música nas aulas de psicomotricidade é favorável, já que ela possibilita a noção de esquema corporal e também de comunicação com o outro. A Música e a Psicomotricidade influenciam na aprendizagem da coordenação motora das crianças em sua fase escolar porque é uma fase em que elas estão formando sua personalidade nos aspectos afetivos, cognitivos e psicomotores. O objetivo dessa pesquisa é verificar o uso de músicas infantis em uma Escola de Educação Infantil. Observou-se que 94% dos professores utilizam a música como instrumento pedagógico e que esse recurso permite ao próprio aluno se conhecer e desenvolver a criatividade, ritmo, lateralidade, equilíbrio, força, noção espacial e temporal, além de melhorar a alfabetização. Ao final dessa pesquisa, concluímos que a música é um instrumento pedagógico favorável ao desenvolvimento psicomotor na educação infantil.

Referências

ALVES, J. T. A música como linguagem expressiva e forma de conhecimento de mundo. Campina Grande, p. 1-31, nov. 2011. Disponível em: . Acessado em: 24 maio 2014.

BRÉSCIA, V. L. P. Educação musical: bases psicológicas e ação preventiva. São Paulo: Átomo, 2003.

CAMARGO, M. L. M. Música/Movimento: um universo em duas dimensões.
Belo Horizonte; Rio de Janeiro: Villa Rica, 1994. v. 3.

FONSECA, J. C; LEAL, G. K. S. As músicas populares infantis: uma proposta lúdica para trabalhar com crianças do 2° período da educação infantil em uma escola no campo localizada no município de Parintins. 2 Simpósio em Educação em Ciência na Amazônia, Manaus, p. 1-12, set. 2012. Disponível em: . Acessado em: 24 maio 2014.

PIAZ; V. L. Expressão musical na educação infantil. Centro Universitário Leonardo da Vinci, p. 1-10, 2011. Disponível em: . Acesso em: 24 maio 2014.

RUBIO; J. A. S; SOARES; M. A. A utilização da música no processo de alfabetização. Revista Eletrônica Saberes da Educação, São Roque, v. 3, n. 1, p. 1-14, 2012. Disponível em: . Acesso em: 24 maio 2014.

CUNHA, E. C. A psicomotricidade na educação infantil: ressignificação de práticas pedagógicas. 2016. 120 f. Trabalho de pós-graduação em educação escolar mestrado profissional. Departamento da Ciência da Educação. Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2016. Disponível em Acesso em 30 mai. 2016.

DINIZ, N. L.; DEL BEM, L.; Música na educação infantil: um mapeamento das práticas e necessidades de professoras da rede municipal de ensino de Porto Alegre. Revista ABEM, Porto Alegre, v. 15, 27-37, set. 2006. Disponível em Acesso em 30 mai. 2016.

ALVES, R. C. C. A música na educação infantil. Revista Even Pedagóg, Sinop, v. 7, n. 3 (20. Ed.), p. 1293-1306, ago./ dez. 2016. Disponível em Acesso em 30 mai. 2016.
Publicado
2017-09-25
Como Citar
FAZAN, F., & FARIA, V. (2017). A MÚSICA E A PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL. UNIFUNEC CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO, 2(4), 2-9. https://doi.org/10.24980/rfce.v2i4.2231