LEITURA E PESQUISA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA

  • Fabrício Rodrigues SANTOS
  • Kevin Jhonatan Ricalde ALANEZ
  • Larissa Fernanda Rodrigues SANTOS
  • Alines Leda SCURCIATTO

Resumo

Cada vez mais se têm solicitado desenvolver as habilidades de leitura, compreensão e
produção de textos, estabelecendo-se entre eles relações que envolvem aspectos
históricos, sociais, políticos, econômicos e culturais da época em que foram produzidos.
Na atividade de leitura, como construtor de sentidos, o leitor estabelece relações ativando
seus conhecimentos prévios e esquemas de conhecimento. Levando em conta que a leitura
é fundamental para a formação pessoal e profissional do aluno acadêmico, este estudo
tem o propósito de abordar o tema para demonstrar a importância da consciência leitora,
pois ter domínio da leitura e ser um leitor proficiente conduz a uma atitude crítica e ativa
na construção do conhecimento. Mais especificamente, objetivou-se demonstrar que a
prática da leitura aprimora o repertório linguístico e discursivo do indivíduo, favorece o
aprendizado em áreas específicas, refina a escrita e auxilia a compreensão de textos,
fatores que propiciam o gosto pela pesquisa científica no universo acadêmico. Para a
realização desse trabalho, utilizou-se a pesquisa bibliográfica, com leitura de artigos e
livros relacionados ao tema. Por meio da leitura, é possível não só conhecer pessoas e
coisas, mas também é uma maneira de mudar o mundo pela transformação de nossa
mente. Além disso, nessa era da tecnologia, obtemos muita informação, mas é preciso
saber transformá-las em conhecimento. Contudo, uma vez desenvolvido o hábito pela
leitura e o gosto pela pesquisa, o aluno passa de receptor à agente no processo de interação
comunicativa e assume uma atitude de posicionamento diante da escrita.

Publicado
2017-10-05