O ENSINO DE GERÊNCIA E O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS GERAIS EM ENFERMAGEM NA GRADUAÇÃO: UMA REVISÃO DE LITERATURA

  • Fernanda Marques dos Santos NOGUEIRA
  • Jéssica de Paula da SILVA
  • Joyce Cristina LEME
  • Adriana Luiz Sartoreto MAFRA
  • Edirlei Machado DOS-SANTOS

Resumo

O presente estudo foi desenvolvido com o propósito de identificar e avaliar como vem sendo
realizado o ensino de gerência dos serviços de enfermagem e como é desenvolvida a
competência geral na graduação, fornecendo subsídios norteadores ao enfermeiro no âmbito da
Gestão em Enfermagem, especialmente para os desafios lançados às suas competências
gerenciais. Consiste em uma pesquisa de revisão bibliográfica do tipo exploratória. O
levantamento bibliográfico foi realizado na base de dados Lilacs e na Base de Dados
Bibliográficos Especializada na Área de Enfermagem do Brasil. Para o levantamento dos
artigos, utilizaram-se os descritores “enfermagem”, “competência”, “gestão de pessoas” e
“gerenciamento”. Foi realizado o agrupamento dos descritores da seguinte forma: enfermagem
e competência, enfermagem e gestão de pessoas, e enfermagem e gerenciamento. Os critérios
utilizados para a seleção da amostra foram: artigos publicados em periódicos nacionais e
internacionais publicados no período de 2000 a 2016, independentes do método de pesquisa
utilizados. Foi possível observar que O cuidado de enfermagem consiste na essência da
profissão e que as competências gerais propostas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para
a formação dos profissionais de saúde apontam suas interfaces com os saberes da
Administração e da Enfermagem. Apesar de o tema ter tomado uma repercussão forte e um
amplo espaço no mercado de trabalho, ainda existe uma dificuldade em definir com clareza as
competências gerenciais do enfermeiro, mas as metas caminham para possibilidade de
alcançarem melhores resultados correspondentes aos desafios da profissão e do mercado de
trabalho.

Publicado
2017-10-05