OS 4 PS DO MARKETING: UMA PROPOSTA DE APLICAÇÃO EM UMA EMPRESA FAMILIAR DO RAMO DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS NO MUNICÍPIO DE OUROESTE – SP

  • Marcelo Caldeira GREGORINI
  • Clayton Aparecido Cardoso de MORAES
Palavras-chave: Produtos alimentícios, Empresa familiar, Marketing

Resumo

INTRODUÇÃO: Com um mercado cada vez mais globalizado e clientes mais exigentes, as empresas que pretendem sobreviver nesse ambiente acirrado necessitam identificar os fatores que determinam a atratividade do seu negócio, para isso, pode-se fazer a utilização das ferramentas de marketing. Uma ferramenta de grande importância é o mix de marketing ou 4P's, essencial para se obter um diferencial diante da concorrência. OBJETIVO: Evidenciar uma proposta de implementação do mix de marketing em uma empresa familiar para a obtenção de vantagem competitiva, enfatizando a conquista de novos mercados e agregação de valor a marca. METODOLOGIA: Inicialmente, realizar-se-á uma pesquisa bibliográfica abordando temas referentes ao marketing, e a utilização do mix de marketing nas empresas familiares do setor de alimentos. Por fim, será realizado um estudo de caso em uma empresa familiar, que se utilizará para a coleta de dados, duas ferramentas: o questionário destinado aos consumidores e a entrevista aos gestores da empresa. A pesquisa será de caráter qualitativo, onde os dados serão analisados e interpretados. RESULTADO: Com a utilização do mix de marketing, as empresas familiares poderão obter uma adequada organização do seu negócio, assim como um diferencial competitivo, agregando valor a marca. CONCLUSÃO: Pode- se concluir, parcialmente, que as empresas familiares necessitam da aplicação dos 4P's, principalmente pela falta de organização na sua gestão, assim como também diferenciais competitivos que as destaquem no mercado inserido.
Publicado
2017-08-04