O MARKETING ESPORTIVO COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA PARA OBTER LUCRO

  • Marcel Henrique da Silva MORAIS
  • Antonio Marcos GOME

Resumo

INTRODUÇÃO: Marketing esportivo, ferramenta estratégica utilizada para otimizar lucro, através da oferta de mercadorias/serviços. Agrega força a marca/empresa, por meio de simbolismo e valores, demonstrados no esporte por atletas,como superação, trabalho em equipe e liderança. OBJETIVO: Identificar como empresas utilizam marketing esportivo para ampliar seus lucros. METODOLOGIA: Revisão bibliográfica em livros, artigos científicos, revistas acadêmicas   e sites. RESULTADO: Marketing esportivo, um conjunto de técnicas utilizadas no esporte de modo geral. Ferramenta, cada vez mais difundida no Brasil. Marketing pode  ser  interpretado como utilização dos recursos de  uma  empresa com propósito de satisfazer desejos e necessidades  do consumidor, para que  clientes conheçam produto/marca é preciso disseminar o conceito. O consumo esportivo através do comparecimento a eventos esportivos, ou assistir, ouvir, ler sobre esporte, é uma atividade comercial que tem demonstrado crescimento considerável nos últimos anos. O esporte é capaz de atingir pessoas de todas as idades, culturas e classes sociais, sendo considerado parte integrante na vida das pessoas. O esporte é um produto com público variado, que  exige um planejamento cuidadoso, no que se refere  a utilização do marketing esportivo, um dos investimentos mais  conhecidos  é o patrocínio, que é a associação entre o esporte  e o patrocinador, sendo uma plataforma de marketing que pode ser ativada  para aumentar a eficiência e a eficácia de uma série de atividades da aliança estratégica firmada neste processo. CONCLUSÃO: Graças aos avanços nos estudos sobre marketing esportivo, detectou-se uma grande oportunidade de investimento, onde através da publicidade empresas relacionam seus produtos a esporte ou esportistas.
Publicado
2017-08-04
Como Citar
MORAIS, Marcel Henrique da Silva; GOME, Antonio Marcos. O MARKETING ESPORTIVO COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA PARA OBTER LUCRO. ANAIS DO FÓRUM DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FUNEC, [S.l.], v. 7, n. 7, ago. 2017. ISSN 2318-745X. Disponível em: <http://seer.funecsantafe.edu.br/index.php?journal=forum&page=article&op=view&path%5B%5D=2620>. Acesso em: 26 set. 2017.