MARKETING 3.0 E O PROCESSO DE COCRIAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DO E-COMMERCE: ESTUDO DE CASO REALIZADO NA EMPRESA MAX FORRO DE SANTA FÉ DO SUL (SP)

  • Daniele Trivelato BRUNCA
  • Victor Borges dos SANTOS
  • Clayton Aparecido Cardoso de MORAES

Resumo

INTRODUÇÃO: Desde o surgimento dos primeiros grupos de pessoas, o marketing se encontra presente. Segundo Kotler (2006,p.4), marketing é o processo de planejar e executar a concepção e a determinação de preço, promoção e distribuição de ideias, bens e serviços para criar trocas que satisfaçam necessidades dos consumidores. Com o desenvolvimento tecnológico, as pessoas se relacionam através da internet, o que gerou para o marketing uma nova ferramenta  de co-criação através do e-commerce. OBJETIVO: Esta pesquisa tem como objetivo, explorar o marketing 3.0 e o processo de cocriação através do e-commerce na empresa Max Forro. METODOLOGIA: Inicia-se o trabalho pela revisão bibliográfica, dando destaque a conceitos gerais de marketing até o marketing 3.0 e o e-commerce onde esta enquadrada a cocriação de valor. A metodologia usada na pesquisa foi exploratório-descritiva, acompanhada de questionários aplicados a clientes da empresa do ramo de construção civil. RESULTADO: Os resultados obtidos, através da aplicação de questionários demonstram que 56% das pessoas entrevistadas são do gênero masculino, com faixa etária entre 35 e 49 anos. A maioria dos entrevistados navegam entre 4 e 5 horas na internet, realizando compras online uma vez ao ano, sendo que 58% afirmam que comprariam materiais de construção civil pela internet. A maior parte dos participantes afirma que não tem receio de comprar online e que conhecer o produto oferece mais segurança. CONCLUSÃO: O marketing 3.0 e o processo de cocriação no desenvolvimento do e-commerce é viável para a empresa estudada, na qual os clientes realizam compras online e comprariam materiais de construção civil pela internet.
Publicado
2017-08-04
Como Citar
BRUNCA, Daniele Trivelato; SANTOS, Victor Borges dos; MORAES, Clayton Aparecido Cardoso de. MARKETING 3.0 E O PROCESSO DE COCRIAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DO E-COMMERCE: ESTUDO DE CASO REALIZADO NA EMPRESA MAX FORRO DE SANTA FÉ DO SUL (SP). ANAIS DO FÓRUM DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FUNEC, [S.l.], v. 7, n. 7, ago. 2017. ISSN 2318-745X. Disponível em: <http://seer.funecsantafe.edu.br/index.php?journal=forum&page=article&op=view&path%5B%5D=2611>. Acesso em: 25 set. 2017.