GESTÃO ESTRATÉGICA E INTELIGÊNCIA NOS NEGÓCIOS

  • Aline Caroline SANTOS
  • Glaucimarcos Fakine MARSOLI
Palavras-chave: Inteligência nos negócios, Vantagem competitiva

Resumo

INTRODUÇÃO: É muito comum no mundo empresarial, micro e pequenas empresas iniciarem seus negócios sem anteriormente planejar o caminho, os meios, as ameaças e as oportunidades comuns em um ambiente competitivo. O ideal da estratégica e da inteligência nos negócios é desenvolver ferramentas que guiarão a um melhor resultado e desempenho de suas ações. As empresas devem estar preparadas para as mudanças diante do cenário globalizado exigindo planejamento, antecipação nas respostas econômicas, sociais e tecnológicas. OBJETIVO: Avaliar o uso do Business Intelligence como ferramenta de vantagem competitiva na utilização de tecnologias, processos e aplicações das informações com foco sobre a melhoria do desempenho das empresas. METODOLOGIA: Pesquisa bibliográfica. RESULTADO: Business Intelligence é um sistema de informação que auxilia os gestores a obter uma visão holística da empresa como forte aliada por dispor de ferramentas capazes de oferecer suporte às decisões nos negócios empresariais, auxiliando nas decisões inteligentes, mediante dados e informações recolhidas pelos sistemas. CONCLUSÃO: As empresas investem em inteligência empresarial e no processo de busca de informações com o objetivo de aumentar seus diferenciais competitivos levando-as a uma melhor tomada de decisão. O Business Intelligence deve iniciar-se dentro da própria organização, e também pode ser ajudado com pesquisas de marketing, mercado, negócio e concorrência.
Publicado
2017-08-03