MANIFESTAÇÃO DE FATORES PSICOLÓGICOS EM DOCENTES COM SÍNDROME DE BURNOUT

  • Bricia BENETTI
  • Osmarina Albertti De Sousa VIEIRA
  • Flavia Vieira da SILVA
  • Hemersa PICOLI
  • Alexandre dos SANTOS
Palavras-chave: Fatores psicológicos, Estresse, Síndrome de burnout

Resumo

INTRODUÇÃO: A Síndrome de Burnout é relacionada ao contexto laboral, caracterizada pela exaustão emocional, a despersonalização e a falta de realização pessoal no trabalho. As manifestações da Síndrome dependerão das características pessoais, do ambiente de trabalho e da etapa em que a pessoa se encontra no processo de desenvolvimento da Síndrome. Nos docentes, em geral, começa com uma sensação de inquietação que aumenta à medida que a alegria de lecionar vai desaparecendo. Eles têm a sensação de desespero, fracasso, perda de autoestima e autoconfiança, torna-se depressivo e sente-se só e vazio. OBJETIVO: O estudo teve como objetivo fazer um levantamento na literatura sobre os efeitos psicológicos em docentes com Síndrome de Burnout, considerando sua prevalência, fatores de risco e estressores para o indivíduo. METODOLOGIA: Efetuou-se o método de pesquisa descritiva bibliográfica, realizado em base de dados eletrônicos. RESULTADO: Constatou-se que em docentes a Síndrome de Burnout é complexa. A abordagem psicológica tem um importante papel para que possamos entendê-la. A Síndrome não aparece repentinamente, mas emerge numa sequência de sintomas fisiológicos, psicológicos, de conduta entre outros. A prevalência da Síndrome ainda é incerta, pode apresentar comorbidade com algum transtorno psiquiátrico, como depressão e ansiedade. CONCLUSÃO: Conforme referido anteriormente, a Síndrome de Burnout consiste em uma resposta ao estresse ocupacional, apresentando comprometimento individual, profissional e organizacional. O quadro sintomático da Síndrome é preocupante, na medida em que compromete uma das capacidades mais importantes da prática docente. Diante disso é necessário implementar medidas preventivas e de promoção à saúde.
Publicado
2017-08-02