O ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: FUNDAMENTOS E PRÁTICAS

  • Ana Carolina Finati de OLIVEIRA Fundação Municipal de Educação e Cultura - Funec
  • Tayná Fernanda Lopes de OLIVEIRA Fundação Municipal de Educação e Cultura - Funec
  • Helena Esther EICK Fundação Municipal de Educação e Cultura - Funec

Resumo

A Educação Infantil tem ganhado destaque no meio científico-educacional nos últimos anos. Dessa forma, os debates e as novas teorias sobre o processo de ensino e aprendizagem de crianças de 0 a 5 anos de idade tornam-se um assunto cada vez mais difundido e relevante no Brasil. Este artigo tem como objetivo repensar conceitos e estratégias de ensino na Educação Infantil, visando um aperfeiçoamento e uma valorização do ensino de crianças até 5 anos de idade. Por meio de uma pesquisa bibliográfica, espera-se contribuir para uma discussão acerca dos fundamentos históricos e didáticos que envolvem a Educação Infantil. Como resultado dos aspectos analisados contatou-se a importância da educação na primeira infância e o papel docente frente ao desafio de vencer barreiras para um ensino de qualidade. Conclui-se com o trabalho que é necessário ao professor buscar um aperfeiçoamento constante e conhecer seus alunos em questões de desenvolvimento cognitivo, a fim de proporcionar a eles um ensino significativo que desenvolva seus potenciais intelectuais, de autonomia e de identidade. A busca pela valorização da Educação Infantil passa pelo rompimento com ideais de ensino ultrapassados e por um olhar para as novas perspectivas de ensino do século XXI, no qual a educação escolar deve formar um cidadão pleno e crítico desde os primeiros anos de vida.
 
 

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##
Graduanda em Pedagogia, Faculdades Integradas de Santa Fé do Sul-FUNEC
##submission.authorWithAffiliation##
Graduanda em Pedagogia, Faculdades Integradas de Santa Fé do Sul-FUNEC
##submission.authorWithAffiliation##
Docente das Faculdades Integradas de Santa Fé do Sul-FUNEC
Publicado
2017-06-05
Como Citar
OLIVEIRA, Ana Carolina Finati de; OLIVEIRA, Tayná Fernanda Lopes de; EICK, Helena Esther. O ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: FUNDAMENTOS E PRÁTICAS. REVISTA FUNEC CIENTÍFICA - EDUCAÇÃO - ISSN 2447-1666, [S.l.], v. 2, n. 3, p. 34-49, jun. 2017. ISSN 2447-1666. Disponível em: <http://seer.funecsantafe.edu.br/index.php?journal=EDUC&page=article&op=view&path%5B%5D=http%3A%2F%2Fseer.funecsantafe.edu.br%2Findex.php%3Fjournal%3DEDUC%26page%3Darticle%26op%3Dview%26path%255B%255D%3D2234>. Acesso em: 23 set. 2017. doi: https://doi.org/10.24980/rfce.v2i3.2234.

Palavras-chave

Educação Infantil. Práticas de ensino.