UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO (TEA)

  • Amélia de Lourdes Nogueira da FONSECA Fundação Municipal de Educação e Cultura - Funec
  • Maria Romilde Ribeiro MORI Supervisora Pibid Pedagogia Fisa/Funec da Escola Elisabeth Maria Cavaretto
  • Alana Cristielen JORGE Fundação Municipal de Educação e Cultura - Funec
  • Laiza Pereira POI Fundação Municipal de Educação e Cultura - Funec
  • Tatiane Lucrécia PAIXÃO Fundação Municipal de Educação e Cultura - Funec
  • Tayná Fernanda Lopes de OLIVEIRA Fundação Municipal de Educação e Cultura - Funec

Resumo

RESUMO
O autismo é considerado como uma das síndromes mais desconcertantes e desafiadoras da contemporaneidade. De origem múltipla, muitos estudiosos e pesquisadores consentem que os déficits expostos nas interações sociais e de comunicação, seja verbal ou não verbal, são suas principais características. Partindo deste princípio, o presente trabalho tem como objetivo a utilização de tecnologias digitais com o intuito de promover a interação social, a evolução da linguagem oral e a aprendizagem em crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista). A metodologia utilizada foi a qualitativa explicativa, por meio de interpretações e comparações dos fatos analisados.  Para isso, foi realizado um estudo de caso (preliminar) com um aluno da E. M. Profª Elisabeth M. Cavaretto na cidade de Santa Fé do Sul - SP. Foram desenvolvidas atividades utilizando programas básicos do computador, como Word, PowerPoint e Paint, além de jogos computacionais. Observou-se que após o desenvolvimento das atividades envolvendo as tecnologias digitais, o aluno apresentou melhora no contato visual e na interação com outras crianças, diminuindo o grau de agressividade, que lhe é natural e, também, na realização das atividades pedagógicas propostas.  Mesmo se tratando de um estudo preliminar, pois outros parâmetros ainda serão avaliados, pode-se concluir que o meio digital se mostrou uma excelente ferramenta para a evolução de crianças autistas, uma vez que, houve ganhos cognitivos e interacionais, e novas propostas de intervenção serão estudadas.
 
 
 
Publicado
2017-06-02
Como Citar
FONSECA, Amélia de Lourdes Nogueira da et al. UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO (TEA). REVISTA FUNEC CIENTÍFICA - EDUCAÇÃO - ISSN 2447-1666, [S.l.], v. 2, n. 3, p. 84-95, jun. 2017. ISSN 2447-1666. Disponível em: <http://seer.funecsantafe.edu.br/index.php?journal=EDUC&page=article&op=view&path%5B%5D=http%3A%2F%2Fseer.funecsantafe.edu.br%2Findex.php%3Fjournal%3DEDUC%26page%3Darticle%26op%3Dview%26path%255B%255D%3D2206>. Acesso em: 23 set. 2017. doi: https://doi.org/10.24980/rfce.v2i3.2206.

Palavras-chave

Autismo. Tecnologias Digitais. Interação Social.