FAMÍLIA E ESCOLA COMO PARCEIROS OBRIGATÓRIOS NA RESSIGNIFICAÇÃO DO CONTEXTO PEDAGÓGICO: CENÁRIOS DO PNFEM

  • Monica Érika Pardin STEINERT Secretaria de Estado de Educação - MT / Escola Estadual André Avelino Ribeiro http://orcid.org/0000-0002-0629-1000
  • Maria Paula Paulino RAMOS Secretaria de Estado de Educação - SEDUC/MT
Palavras-chave: Família, escola, Escola, legislação, Legislação

Resumo

Família e escola; dispositivos legais; a educação como direito inalienável de crianças, adolescentes e jovens menores. Pais devem ser parceiros da escola em situações de superação pedagógica, baixo rendimento e evasão escolar. Encontro na escola foi fomentado durante estudos do PNFEM (Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio) e Sala de Educador trazendo novas perspectivas para aproximação de pais e responsáveis pelos alunos com a escola/ professores, com vistas ao esclarecimento da família sobre os dispositivos legais que versam sobre o direito à educação. Outros temas pertinentes foram abordados. O presente relato de experiência apresenta a propõe ação para expandir tais encontros para além das situações de animosidade, pelo bem dos alunos que manifestam dificuldades pedagógicas e comportamentais, propondo legitimação passível de embasamento via documentos curriculares.   Palavras-chave: família, escola, legislação 

Biografia do Autor

Monica Érika Pardin STEINERT, Secretaria de Estado de Educação - MT / Escola Estadual André Avelino Ribeiro
Licenciada em Ciências Biológicas - UNEMAT. Especialista em Planejamento Educacional - UNIVERSO. Professora da Educação Básica - SEDUC MT. Mestranda em Ensino de Ciências Naturais - UFMT

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Publicado
2017-09-25