ONDE ESTÁ MINHA CIDADE? Um estudo sobre o ensino da Geografia no 3º e 4º anos, no município em Iranduba- AM

  • Danielle Mariam SANTOS Universidade do Estado do Amazonas - UEA
  • Alcirene Maria da Silva CURSINO Universidade do Estado do Amazonas - UEA
  • Laila Fernanda dos SANTOS Universidade do Estado do Amazonas - UEA
Palavras-chave: Ensino de Geografia, Estudo do Lugar, Interdisciplinaridade.

Resumo

O artigo apresenta uma pesquisa realizada no município de Iranduba, Estado do Amazonas, com professores e gestores de escolas de Ensino Fundamental, compreendendo como acontece o ensino de Geografia na perspectiva do estudo do lugar. Os objetivos foram analisar o processo de ensino e aprendizagem da Geografia no 3º e 4º ano do Ensino Fundamental, nas escolas municipais de Iranduba; identificar as práticas pedagógicas dos professores, nas aulas de Geografia em relação ao conteúdo específico sobre a cidade e o município, nos 3º e 4º anos de escolas Municipais de Iranduba; enumerar as dificuldades encontradas pelos professores em relação ao acesso ao conteúdo específico sobre a geografia local; apresentar sugestões metodológicas e material de apoio às aulas de Geografia. Esta pesquisa tem caráter qualitativo, se constitui em uma pesquisa ação, teve como técnicas de pesquisa: pesquisa bibliográfica; pesquisa documental; aplicação de questionários, entrevistas e observação participante. Como principais resultados, verificou-se que os professores, na maioria das vezes não trabalham os conteúdos sobre o município em sua totalidade por não terem acesso a dados atualizados sobre o tema. A falta de acesso aos conteúdos específicos sobre Iranduba, dificulta a compreensão do aluno em relação ao lugar em que vive, á sua cidade, ao seu lugar de vivencia. Portanto, é necessário que sejam elaborados livros didáticos adequados á realidade de cada município, de modo a fazer com que o aluno possa ler o mundo em que vive de modo pleno.

Biografia do Autor

{$author}, Universidade do Estado do Amazonas - UEA
Mestra em Ciências do Ambiente, é professora Assistente na Universidade do Estado do Amazonas (UEA) na área de Ensino de Geografia e coordenadora adjunta do PARFOR/UEA. Atuou em 2008 como Secretária de Educação no município de Manacapuru, e em 2006-2007 como Coordenadora Municipal do Programa de Compensações Ambientais do Gasoduto Coari-Manaus, pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Há 18 anos atua na assessoria para elaboração de projetos de captação de recursos para empresas e terceiro setor.
Publicado
2017-06-02