INFLUÊNCIA DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA AUTOESTIMA DO ALUNO

  • Jessica Lana NUNES
  • Mariana Vieira FERREIRA
  • Dalva Alice Rocha MOL

Resumo

As dificuldades de aprendizagem tratam-se de um termo empregado para definir uma ampla gama de problemas acadêmicos que envolvem as áreas de leitura, escrita e cálculo. Geralmente, desenvolvem-se em função de ordem neurológica ou ambiental, acarretando prejuízos psíquicos à criança em processo de escolarização. Desse modo, este trabalho teve como objetivo investigar a relação entre as dificuldades de aprendizagem e a autoestima do aluno inserido no contexto escolar. A metodologia utilizada foi a pesquisa narrativa bibliográfica descritiva em que se realizou um levantamento de artigos publicados no período de 2006 a 2016. Os resultados indicaram que as dificuldades de aprendizagem estão relacionadas a sérias dificuldades de adaptação escolar, uma vez que, a imagem que fazemos de nós mesmos dependerá dos êxitos e fracassos, interferindo diretamente na autoestima. A atuação do psicólogo caracterizar-se-á por um processo de minimização dos impactos negativos junto ao aluno e mediação frente à relação família-escola. Finalizamos apresentando a contribuição e intervenção da Psicologia no processo escolar, destacando a importância da sua atuação frente às dificuldades de aprendizagem e formação da autoestima.
 
Publicado
2017-04-03
Como Citar
LANA NUNES, Jessica; FERREIRA, Mariana Vieira; MOL, Dalva Alice Rocha. INFLUÊNCIA DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA AUTOESTIMA DO ALUNO. ANAIS DA SEMANA DE PSICOLOGIA / CONFERÊNCIA DE ESTUDOS PSICOLÓGICOS, [S.l.], v. 3, n. 3, abr. 2017. ISSN 2358-5455. Disponível em: <http://seer.funecsantafe.edu.br/index.php?journal=ASP&page=article&op=view&path%5B%5D=2365>. Acesso em: 23 set. 2017.