LEITURA E PESQUISA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA

  • Fabrício Rodrigues SANTOS
  • Kevin Jhonatan Ricalde ALANEZ
  • Larissa Fernanda Rodrigues SANTOS
  • Alines Leda SCURCIATTO

Resumo

Cada vez mais se têm solicitado desenvolver as habilidades de leitura, compreensão eprodução de textos, estabelecendo-se entre eles relações que envolvem aspectoshistóricos, sociais, políticos, econômicos e culturais da época em que foram produzidos.Na atividade de leitura, como construtor de sentidos, o leitor estabelece relações ativandoseus conhecimentos prévios e esquemas de conhecimento. Levando em conta que a leituraé fundamental para a formação pessoal e profissional do aluno acadêmico, este estudotem o propósito de abordar o tema para demonstrar a importância da consciência leitora,pois ter domínio da leitura e ser um leitor proficiente conduz a uma atitude crítica e ativana construção do conhecimento. Mais especificamente, objetivou-se demonstrar que aprática da leitura aprimora o repertório linguístico e discursivo do indivíduo, favorece oaprendizado em áreas específicas, refina a escrita e auxilia a compreensão de textos,fatores que propiciam o gosto pela pesquisa científica no universo acadêmico. Para arealização desse trabalho, utilizou-se a pesquisa bibliográfica, com leitura de artigos elivros relacionados ao tema. Por meio da leitura, é possível não só conhecer pessoas ecoisas, mas também é uma maneira de mudar o mundo pela transformação de nossamente. Além disso, nessa era da tecnologia, obtemos muita informação, mas é precisosaber transformá-las em conhecimento. Contudo, uma vez desenvolvido o hábito pelaleitura e o gosto pela pesquisa, o aluno passa de receptor à agente no processo de interaçãocomunicativa e assume uma atitude de posicionamento diante da escrita.
Publicado
2017-10-05