O ENSINO DE GERÊNCIA E O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS GERAIS EM ENFERMAGEM NA GRADUAÇÃO: UMA REVISÃO DE LITERATURA

  • Fernanda Marques dos Santos NOGUEIRA
  • Jéssica de Paula da SILVA
  • Joyce Cristina LEME
  • Adriana Luiz Sartoreto MAFRA
  • Edirlei Machado DOS-SANTOS

Resumo

O presente estudo foi desenvolvido com o propósito de identificar e avaliar como vem sendorealizado o ensino de gerência dos serviços de enfermagem e como é desenvolvida acompetência geral na graduação, fornecendo subsídios norteadores ao enfermeiro no âmbito daGestão em Enfermagem, especialmente para os desafios lançados às suas competênciasgerenciais. Consiste em uma pesquisa de revisão bibliográfica do tipo exploratória. Olevantamento bibliográfico foi realizado na base de dados Lilacs e na Base de DadosBibliográficos Especializada na Área de Enfermagem do Brasil. Para o levantamento dosartigos, utilizaram-se os descritores “enfermagem”, “competência”, “gestão de pessoas” e“gerenciamento”. Foi realizado o agrupamento dos descritores da seguinte forma: enfermageme competência, enfermagem e gestão de pessoas, e enfermagem e gerenciamento. Os critériosutilizados para a seleção da amostra foram: artigos publicados em periódicos nacionais einternacionais publicados no período de 2000 a 2016, independentes do método de pesquisautilizados. Foi possível observar que O cuidado de enfermagem consiste na essência daprofissão e que as competências gerais propostas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais paraa formação dos profissionais de saúde apontam suas interfaces com os saberes daAdministração e da Enfermagem. Apesar de o tema ter tomado uma repercussão forte e umamplo espaço no mercado de trabalho, ainda existe uma dificuldade em definir com clareza ascompetências gerenciais do enfermeiro, mas as metas caminham para possibilidade dealcançarem melhores resultados correspondentes aos desafios da profissão e do mercado detrabalho.
Publicado
2017-10-05